Vereadores voltam a discutir sobre horário de fechamento de estabelecimentos

A proposta inicial da discussão apresentada, estipula um horário entre meia noite e 2 horas, para o fechamento de todos os bares e restaurantes de Goiânia

Postado em: 09-03-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Vereadores voltam a discutir sobre horário de fechamento de estabelecimentos
A proposta inicial da discussão apresentada, estipula um horário entre meia noite e 2 horas, para o fechamento de todos os bares e restaurantes de Goiânia

Wilton Morais

O tenente-coronel Ricardo Rocha apresentou para o presidente da Câmara de Vereadores de Goiânia, Andrey Azeredo (PMDB), um relatório que aponta dados alarmantes referente ao número de homicídios relacionados ao consumo de álcool nas madrugadas. Para o vereador Cabo Senna (PRP), que também recebeu o estudo, a discussão é importante por se tratar de uma proteção à vida. Segundo o vereador, o interesse consiste em debater com a sociedade e entidades representativas dos comerciantes, na intenção de chegar a um denominador comum. 

Ainda não há um projeto de lei em elaboração, porém, de acordo com Senna, a Casa trabalha em conjunto para iniciar audiências públicas. A maior preocupação do chefe do Comando de Policiamento de Goiânia da PM-GO, Ricardo Rocha e do vereador, consistem em resguardar a vida da população sem prejudicar o comercio de bares e restaurantes. 

Continua após a publicidade

A proposta inicial da discussão apresentada, estipula um horário entre meia noite e 2 horas, para o fechamento de todos os bares e restaurantes de Goiânia. O vereador delegado Eduardo Prado (PV) questionou a viabilidade e a eficácia da proposta e reforçou que deve haver um diálogo com a sociedade e com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). O parlamentar também defendeu a realização de um estudo para averiguar se o simplesmente fechar dos bares irá diminuir a violência. 

Ainda no ano passado, o ex-vereador Paulo da Farmácia (Pros), havia apresentado um Projeto de Lei (PL) que determinava a permissão dos estabelecimentos permanecerem abertos das 6 horas à meia noite aos sábados e feriados e das 6 horas às 23h30 nos demais dias da semana. Em seguida à apresentação da proposta, a Abrasel e empresários do ramo realizaram campanhas contra a proposta, pedindo o seu arquivamento. 

Números 

Dados de análises estatísticas do Observatório da Segurança Pública da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás (SSPAP-GO) mostram que no ano passado, 18% dos 442 homicídios ocorridos se deram entre as 23 e 6 horas. Esses casos foram em imediações de bares e distribuidoras de bebidas. 

Veja Também