Semana Santa: por que os cristãos não comem carne vermelha?

Na Quaresma e posteriormente, na Semana Santa, os cristãos se preparam com ­jejuns e abstinências para a ressurreição de Cristo – a Páscoa

Postado em: 12-03-2017 às 08h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Semana Santa: por que os cristãos  não comem carne vermelha?
Na Quaresma e posteriormente, na Semana Santa, os cristãos se preparam com ­jejuns e abstinências para a ressurreição de Cristo – a Páscoa

Da redação

A Quaresma é o período do ano que antecede a Páscoa (cristã). Nesses 40 dias, os devotos cristãos – principalmente os católicos – se preparam para a celebração da festa pascal (ressurreição de Cristo). NesTa preparação, é feito jejum, ou seja, abstinência de carnes vermelhas, mortificações, caridades, orações e o estudo de versículos bíblicos. Nesse período, é comum o consumo de peixes, principalmente do bacalhau. Isso se fortifica nas Quartas-feiras e na Sexta-feira Santa (ou Sexta-feira da Paixão), quando muitas famílias adeptas do cristianismo fazem banquetes e momentos de reflexão (sem carnes vermelhas). 

Na Semana Santa, também essas tradições são mais intensas e praticadas. O período se inicia no Domingo da Ramos – que celebra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém – e termina com a ressurreição de Cristo no Domingo de Páscoa. A Páscoa é uma festa móvel, o que significa que sua data não é fixa em relação ao calendário comum. Ela é celebrada no primeiro domingo após o equinócio vernal (lua cheia). Por isso esse período varia entre 4 de abril e 8 de maio. O chocolate e os ovos de Páscoa surgiram da tradição de se trocar presentes no feriado, incluindo, ovos decorados e, depois, ovos de chocolate. Confira as receitas que Essência separou para esses feriados.

Continua após a publicidade

– Salada de Bacalhau 

Por Zaeli

Ingredientes:

1kg de bacalhau cozido e desfiado

2kg de batata cozida em cubos

1 lata de ervilha escorrida

200g de azeitonas Zaeli picadas

1 cebola picadinha

Azeite de oliva tradicional 

Cheiro-verde a vontade

500g de mussarela ralada

Modo e preparo:

Cozinhe a batata em cubos, escorra e coloque em uma travessa. Cozinhe também o bacalhau, desfie. Doure a cebola no azeite de oliva Zaeli e refogue rapidamente o bacalhau já desfiado. Então misture com a batata, acrescente a ervilha, azeitona, cheiro-verde picadinho e a mussarela. Leve ao forno até começar a dourar. Retire e sirva. 

 – Bacalhau ao Forno 

Ingredientes:

1kg de bacalhau

1/2kg de batata

1/2kg de cenoura

2 cebolas grandes

2 tomates vermelhos

1 pimentão

1 colher de sopa de extrato de tomate

Leite de coco

Alho, sal, coentro e azeite de oliva a gosto

Azeitonas

Molho

2 copos de leite

1 1/2 colher de sopa de farinha de trigo

1 colher de sopa de manteiga

1 ovo

1/2 xícara de creme de leite

Noz-moscada, pimenta-do-reino e sal

Modo de fazer:

Deixe o bacalhau de molho por 24 horas, mudando sempre a água. Escalde, numa rápida fervura, removendo peles e espinhas. Coe a água onde o bacalhau foi cozido e reserve. Tempere o bacalhau em lasquinhas, com alho, sal e coentro. À parte, coloque uma caçarola no fogo com azeite de oliva e as cebolas em rodelas. Adicione os tomates sem pele e sem sementes, o pimentão e as azeitonas picadas. Junte o bacalhau, o extrato de tomate, o leite de coco e um pouco da água onde foi cozido o bacalhau. Deixe tudo cozinhar bastante. Fica com farto molho. Prove para ver se o sal está a gosto. Cozinhe as batatas e as cenouras em rodelas.

Molho:

Bata no liquidificador o leite, o trigo e a manteiga derretida. Leve ao fogo e mexa bastante até engrossar a mistura.Finalmente, junte o creme de leite, a noz-moscada, a pimenta-do-reino, o sal e o ovo batido. Unte um pirex grande com azeite depois de ter esfregado por dentro dele um dente de alho. Deixa um gosto bom. Arrume em camadas alternadas o bacalhau, a batata e a cenoura. Cubra tudo com molho e leve ao forno para gratinar. Ao sair do forno, enfeite com azeitonas e salsa. Sirva com arroz branco.

 – Pavê de Chocolate 

Zaeli

Ingredientes:

1 lata de leite condensado

1 lata (a mesma medida) de leite

1 colher (sopa) de margarina

3 colheres (sopa) de chocolate em pó

1 pacote de biscoito champanhe (180 g)

1/2 xícara (chá) de leite (para umedecer os biscoitos)

2 colheres (sopa) de chocolate granulado

Modo e preparo:

Numa panela, em fogo médio, faça um brigadeiro misturando o leite condensado, o leite, a margarina e o chocolate em pó, mexendo por cerca de 20 minutos ou até começar a encorpar e desgrudar do fundo da panela. Reserve. Depois, umedeça os biscoitos champanhe no leite e coloque uma camada deles e um refratário, de preferência, retangular. Então, despeje a metade do brigadeiro e cubra com o restante dos biscoitos. Coloque outra camada de brigadeiro e salpique o chocolate granulado e leve à geladeira.

Veja Também