Goiânia recebe exposição científica em shopping

Professor de física de Minas Gerais idealiza a ExperCiência que percorre todo o País

Postado em: 11-03-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiânia recebe exposição científica em shopping
Professor de física de Minas Gerais idealiza a ExperCiência que percorre todo o País

Elisama Ximenes

O professor de física Júlio Abdala, um mineiro de Uberlândia, trouxe para Goiânia a mostra itinerante ‘ExperCiência’. O objetivo é expor equipamentos científicos e que, de alguma maneira, proporcionem a interação do público. Com essa visão, o professor já percorreu 17 shoppings pelo País com os 36 equipamentos, que compõem a mostra. A exposição está disponível no shopping Passeio das Águas, segue até o dia 2 de abril.

A curadoria foi feita pelo próprio professor, que buscou inspirações em museus do País e do mundo. Ele conta que a interatividade foi o principal requisito para essa curadoria. “Cada equipamento foi idealizado e pensado por mim”, explica Abdala. Segundo ele, depois de estruturar o que queria na mostra, profissionais de áreas diversas atuaram em suas montagens e desenvolvimentos. 

Continua após a publicidade

Alguns dos equipamentos expostos são inéditos, conforme conta o professor. A ‘Figura de Lissajous’ é uma delas. “Trata-se de uma caneta que produz desenhos únicos, e aí cada criança leva seu desenho depois de experimentá-la”, detalha. Além dela, há também o ‘Harmonógrafo’, que é um aparelho que registra, graficamente, movimentos periódicos, que se superpõem e podem ter origens físicas diferentes. Outra atração inédita é o conhecido ‘Holograma’, que consegue transmitir as imagens em 3D, por meio de técnicas de incidência de luz.

Outra atração que chama a atenção na mostra é o ‘Gerador de Van de Graaff’. Trata-se de uma cúpula, que, ao ser tocada, produz um efeito que faz com que os cabelos da pessoa se arrepiem. Isso ocorre, por causa de uma eletrização comum quando há contato entre cargas de mesma polaridade. Os visitantes também podem conhecer o ‘Poço Gravitacional’. Nele são lançadas esferas que se movimentam em trajetória similar à órbita dos planetas, permitindo uma reprodução do sistema solar, por exemplo. 

A exposição conta, também, com o Sopro que Suga, Hastes de Ressonância, Hiperbolóide, Pêndulos de Newton, por meio dos quais é possível demonstrar a conservação do momento e da energia, e Cordas de Violão. Segundo o curador da mostra, o objetivo é proporcionar um contato maior das pessoas com a ciência de maneira interativa. 

Junto ao Holograma, um Globo de Plasma e a Mesa Óptica compõem a ala dos experimentos de óptica. Há, ainda, uma parte dedicada à Astronomia, em que estão um Sol, uma Terra e uma Lua. Onde há os experimentos astronômicos, tem, também, um sistema que os acopla e sincroniza, permitindo a visualização das fases da lua, da passagem entre dia e noite, entre outros eventos proporcionados pela Astronomia. 

Além de toda essa interação, o professor de física traz, também, um pouco de história para a mostra. Foram selecionados 12 cientistas, que, de alguma maneira, provocaram grandes transformações no mundo ou na percepção de mundo pela ciência. Entre eles estão Isaac Newton, que, entre outras coisas, descobriu a Lei da Gravidade, Albert Einstein e Marie Curie, que conduziu pesquisas pioneiras no ramo da radioatividade. Ela, também, foi a primeira mulher a conquistar o Prêmio Nobel e a primeira a conseguir o feito duas vezes na vida. 

Para guiar a mostra, Abdala treinou monitores, que devem cuidar da mostra até a sua partida em Abril. A ExperCiência está localizada próxima à Saraiva e em demais pontos do Passeio das Águas. O professor explica que essa é, justamente, uma exposição para shoppings centers. Ela fica disponível ao público nos mesmos horários de funcionamento do shopping, ou seja, das 10h às 22h, no meio da semana e aos sábados, e das 11h às 20h aos domingos.

Veja Também