Falta da água em Aparecida causa dispensa de alunos

De acordo com a Saneago, o rompimento de uma rede na segunda-feira (6) causou a instabilidade do fornecimento. A Saneago prometeu um caminhão-pipa para auxiliar

Postado em: 13-03-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Falta da água em Aparecida causa dispensa de alunos
De acordo com a Saneago, o rompimento de uma rede na segunda-feira (6) causou a instabilidade do fornecimento. A Saneago prometeu um caminhão-pipa para auxiliar

Wilton Morais 

O bairro Independências Mansões, em Aparecida de Goiânia, está com o fornecimento de água comprometido há uma semana. Conforme relato da população, o falta de água havia começado há 15 dias, porém, após normalizar por alguns dias o problema retomou. Os estudantes da Escola Estadual João da Costa Carvalho, localizada no mesmo bairro, estão sendo dispensados mais cedo por conta da falta de água. 

A coordenadora disciplinar Elizete Moreira contou à reportagem que na última sexta-feira (10) havia chegado um pouco de água nas torneiras. “Só tem água nas torneiras baixas. Não encheu a caixa a ponto de ir para os bebedouros”, relata indignada. No dia os alunos foram dispensados da aula uma hora mais cedo. 

Continua após a publicidade

Para o professor e coordenador pedagógico Marco Aurélio a falta de água acarreta vários problemas. “Estamos com dificuldades para limpar a escola. As aulas estão sendo ministradas de forma precária. Alguns alunos não estão conseguindo trazer nem mesmo uma garrafa de água. Pedimos isso a eles, mas falta água até nas residências”, explica o professor.

A coordenadora Elizete também mora no mesmo bairro. Em sua residência a situação não se difere muito. “Lá em casa está da mesma forma. Até tenho uma caixa d’água. Ás 22 horas ela começa a encher e para logo em seguida, ás 23 horas. Parece que alguém abre e fecha as encanações que abastecem o setor”. Em algumas residências o prazo é suficiente para encher as caixas d’água, mas pela manhã a situação de falta volta. “Direto esta acontecendo, falam que é cano quebrado, sempre uma discupinha”, conta a coordenadora sobre o posicionamento da Saneago aos moradores. 

Problemas 

De acordo com a direção, no decorrer da última semana houve um dia que os alunos tiveram o lanche comprometido, devido ao empecilho do preparo. As salas de aulas estão sendo apenas varridas e os banheiros estão sujos, sem água suficiente para serem lavados. “Isso está gerando atrasos no calendário escolar. A primeira quinzena do ano letivo esta comprometida, por conta de tudo isso”, afirma a coordenadora disciplinar. Em alguns dias a aula foi mantida parcialmente, em outros a dispensa foi total. 

A Saneago informou, por meio de nota, que o abastecimento de água no Setor Independência Mansões foi afetado por um rompimento de rede, ocorrido na última segunda-feira (06). Segundo a Companhia Saneamento de Goiás, o serviço de reparo foi concluído no mesmo dia, mas devido ao esvaziamento dos reservatórios, o sistema desde então se encontra instável e depende de um equilíbrio no consumo para se normalizar. 

Ainda de acordo com a nota, a Saneago monitora a vazão dos poços que atualmente atendem a região para programar a perfuração de novos poços e incrementar a produção de água na região. Para atender a demanda emergencial da escola, um caminhão-pipa seria enviado pela Companhia para auxiliar a retomada de água até que haja normalidade.

Veja Também