População se frustra ao tentar fazer carteira de trabalho

Após anúncio de convênio com a prefeitura e o Ministério do Trabalho, cidadão que procurou emitir a Carteira de Trabalho no Sine Municipal na terça-feira (14) não obteve sucesso

Postado em: 15-03-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: População se frustra ao tentar fazer carteira de trabalho
Após anúncio de convênio com a prefeitura e o Ministério do Trabalho, cidadão que procurou emitir a Carteira de Trabalho no Sine Municipal na terça-feira (14) não obteve sucesso

Wilton Morais

Na segunda-feira (13), o prefeito de Goiânia Iris Rezende anunciou à impressão gratuita de Carteiras de Trabalho aos que procurarem a unidade do Sine Municipal. Apesar do acordo com o Ministério do Trabalho, quem procurou a confecção do documento ficou frustrado durante o dia de ontem (14). A camareira Juscilaine da Silva Santos esteve na unidade do Sine Municipal, localizada no Setor Central. “Gostaria de tirar a segunda via da carteira de trabalho. Mas ao chegar aqui me informaram que não estavam fazendo”, relatou Jusilaine que atualmente está trabalhando como faxineira. “Ainda bem que não perdi a viagem. Mas a minha carteira de trabalho já está muito velha, desmanchando e sem espaço para anotações. Uma nova ajudaria na hora de conseguir um emprego”, reclamou.

Ana Carolina veio de São Miguel do Araguaia, a cabeleireira acabou de terminar o ensino médio e ainda não havia tirado o documento. “Estou atrás de trabalho. Preciso da carteira. Me disseram que estavam fazendo aqui. Mas não estão”, disse Ana. Segundo relato da recepção do Sine, durante todo o dia de ontem (14) apareceram varias pessoas interessadas em tirar o documento. “A todo instante vem alguém aqui”, afirmou uma funcionaria que não pode divulgar o nome. 

Continua após a publicidade

Procurado pela reportagem o gerente de relação e encaminhamento de vagas ao mercado de trabalho da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec), Diego Nunes, informou que as demandas serão atendidas a partir da semana que vem entre a segunda-feira (20) e terça-feira (21). “Após a solicitação, o tempo hábil para o documento ficar pronto será de 10 a 15 dias. Não estamos fazendo ainda porque o documento foi assinado ontem [segunda-feira], isso demora um pouco”, explicou o gerente. 

Ao solicitar a carteira de trabalho, o interessado deve levar ao Sine Municipal documentos de comprovante de residência com CEP, documento de identificação original (identidade), CPF e comprovação de estado civil mediante apresentação da Certidão de Nascimento (para solicitantes solteiros) ou Certidão de Casamento (para solicitante casado), com a devida averbação (se separado, divorciado ou viúvo). A emissão da carteira também deve acontecer em futuros mutirões da prefeitura.

Convênio 

A decisão de retomar a emissão de Carteira de Trabalho de forma gratuita foi tomada pela prefeitura, após cinco anos, desde que a gestão municipal parou de emitir o documento. Dessa forma a prefeitura pretende reduzir a espera de quase seis mil pessoas que aguardam o documento pelo Ministério do Trabalho. “O problema era o convênio. Agora nós mesmos [Sedetec] pedimos a fábrica à confecção do documento. Apenas o número é gerado pelo sistema do trabalho”, explica o gerente Nunes. “O diferencial do Sine Municipal é que completamos o ciclo. A pessoa vem e consegue a carteira, a vaga e o treinamento por meio de cursos”, complementa.

Veja Também