Vacinação de cães e gatos contra raiva começa em Senador Canedo

Nesta semana a campanha acontece Praça Criativa Central, no Conjunto Uirapuru | Foto: Divulgação/Prefeitura de Senador Canedo

Postado em: 27-04-2021 às 09h53
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Vacinação de cães e gatos contra raiva começa em Senador Canedo
Nesta semana a campanha acontece Praça Criativa Central, no Conjunto Uirapuru | Foto: Divulgação/Prefeitura de Senador Canedo

A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), começou nessa segunda-feira (26/04), a primeira fase da Campanha de Vacinação Antirrábica 2021 para cães e gatos. O atendimento acontece das 9h às 16h na Praça Criativa Central, no Conjunto Uirapuru, até o dia 30 de abril.

A Campanha de Vacinação acontecerá até dezembro, em pontos estratégicos da cidade. Pra evitar a disseminação da Covid-19, os responsáveis pelos animais deverão utilizar máscara e se atentar ao distanciamento social durante a permanência no posto.

Podem vacinar contra a raiva cães e gatos com mais de três meses de idade, gestantes e lactantes. Para a secretária de Saúde, Gercilene Branca, a ajuda da população é muito importante, pois, mantendo a vacina em dias é possível controlar a transmissão da doença e assegurar a saúde coletiva.

Continua após a publicidade

“É uma doença infecciosa grave e que não tem cura. Por isso, as famílias devem levar seus animais. Essa é a melhor forma de prevenção”, afirmou. Além disso, o médico veterinário e gerente do Centro de Zoonoses da SMS, Murilo Gebrim, explica que a raiva é uma doença viral, que pode ser transmitida para humanos.

“A raiva atinge vários mamíferos, inclusive, pode ser transmitida ao homem através da mordida, lambida ou arranhão de um animal que está infectado”, disse o veterinário, lembrando que a taxa de mortalidade da doença é de cem por cento. Por isso, ele destaca que a vacinação é fundamental para prevenir a doença.

O prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo, aproveitou a ação e levou suas três gatas para receber o imunizante. No local, lembrou o papel das campanhas de vacinação para proteger os animais, e a população, de doenças altamente infecciosas.

“Estamos em meio a pandemia da Covid-19, mas não podemos esquecer das outras doenças. A raiva é uma delas, que pode ser transmitida para os humanos, então a vacina antirrábica além de proteger nossos bichinhos, consegue nos proteger também”, afirmou o prefeito.

A segunda etapa acontecerá entre os dias 03 e 07 de maio, das 9h às 16h, na UBS Morada do Morro

Veja Também