Municípios devem atualizar cadastro de vacinação

Governador cobrou atenção dos prefeitos no que tange a atualização de doses aplicadas | Foto: Reprodução

Postado em: 30-04-2021 às 08h34
Por: Maiara Dal Bosco
Imagem Ilustrando a Notícia: Municípios devem atualizar cadastro de vacinação
Governador cobrou atenção dos prefeitos no que tange a atualização de doses aplicadas | Foto: Reprodução

Municípios goianos só receberão novas doses para dar sequência na campanha de imunização contra a Covid-19 após darem baixa de 100% nos sistema do estoque do Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde. O anúncio foi feito ontem (29), pelo governador Ronaldo Caiado.

“Se não tiverem dado baixa, não tiverem identificado as pessoas, não tiverem transmitido no sistema do Plano Nacional de Imunização o município fica interditado de receber a dose da comorbidade (grupo) que virá após esse lote que chegou hoje [ontem]” afirmou Caiado. À ocasião, o governador também se dirigiu aos prefeitos de Goiás “Peçam atenção redobrada para que Goiás não fique privado de receber doses para iniciarmos os pacientes que têm comorbidades”, disse.

Nova remessa

Continua após a publicidade

Chegou ao Estado nesta quinta-feira (29) um novo lote de doses de vacina contra a Covid-19. Ao todo, foram recebidas 161.200 doses. Destas, 158.000 são da AstraZeneca e todas serão destinadas para a primeira aplicação. Já as 3.200 doses restantes são da CoronaVac e metade será destinada para primeira dose e o restante será para a segunda dose. Desta remessa, 5% serão destinadas para os profissionais da segurança e 30% para os trabalhadores da saúde, que ainda não foram imunizados.

Atraso

No início do mês, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) afirmou que o atraso de alguns municípios goianos em preencher o cadastro de vacinação disponibilizado pela Secretaria estaria comprometendo a quantificação e a divulgação do número real de imunizados. Com isso, os dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde não representariam a realidade da vacinação no Estado.

À ocasião, a SES-GO informou que disponibiliza notificações com o número total de doses (D1 e D2) distribuídas, bem como o percentual de doses não utilizadas ou não registradas pelos municípios. Neste sentido, afirmou ainda que tem realizado a gestão transparente dos dados referentes aos casos de Covid-19. Além disso, destacou que o boletim com as notificações da Secretaria Estadual é público e está informatizado, o que facilita o processamento dos dados a partir dos sistemas do Ministério da Saúde (e-SUS VE e Sivep Gripe).

Os responsáveis pelas notificações, segundo a pasta, devem registrá-la e mantê-la atualizada nos sistemas oficiais de notificação. Desta forma, se cada município realizar a correta atualização, os dados serão democratizados e disponibilizados para a população de forma correta, conveniente e oportuna. A SES vai notificar os municípios que não atualizarem o número de doses aplicadas no sistema e podem receber menos doses nas próximas levas enquanto não identificar o que foi feito com essas doses.

Atualização

Na Capital já foram aplicadas 414.158 doses de vacinas contra a Covid-19. Segundo balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 85% dos atuantes da saúde já receberam a primeira dose da vacina e 68% já foram imunizados com o reforço. Com isso, a prefeitura continuará vacinando esse grupo com aplicação de primeira e segunda dose. O Plano Municipal de Vacinação segue vacinando os grupos prioritários de acordo com a estratégia estabelecida pelo PNI, bem como o recebimento de novas doses.Até o momento, o Goiás já recebeu 1.665.280 doses de imunizantes, sendo 1.208.080 da CoronaVac e 457.200 da AstraZeneca. Levantamento realizado pela SES apurou que, referente à primeira dose, foram aplicadas 871.983 doses das vacinas contra a Covid-19 em todo o Estado. Já com relação à segunda dose, foram vacinadas 406.458 pessoas. Em Goiás, a Covid-19 já contaminou 549.729 goianos e vitimou 14.904 pessoas. (Especial para O Hoje)

Veja Também