Projeto visa promover educação de inclusão

O Núcleo de Educação Multidisciplinar oferece acompanhamento profissional em diversas áreas para crianças que necessitam de apoio especial

Postado em: 17-03-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Projeto visa promover educação de inclusão
O Núcleo de Educação Multidisciplinar oferece acompanhamento profissional em diversas áreas para crianças que necessitam de apoio especial

Por meio de dois projetos de autoria do vereador Marinho Câmara as crianças que necessitam de apoio especial na educação contam agora com um novo espaço multidisciplinar, onde recebem incentivos e acompanhamento para ajudarem no seu desenvolvimento escolar.

A iniciativa do presidente da câmara atende uma necessidade crescente dos alunos da rede pública do município. Marinho Câmara ouviu os anseios de pais e mães de alunos que buscavam um atendimento especializado para essas crianças e jovens, e assim surgiu o projeto de lei nº2.524/17 instituindo o Núcleo de Educação Multidisciplinar Adalberto Lassance de Albuquerque Júnior.

O Núcleo oferece acompanhamento profissional nas áreas de psicologia, fonoaudiologia, arte terapia, serviço social e futuramente nutricionista. Um espaço onde as crianças têm atendimento individualizado e são avaliadas pelos profissionais para identificar quaisquer déficits que o aluno possa ter, facilitando assim o tratamento.

Continua após a publicidade

De acordo com a diretora do órgão, Dalva Lyra de Araújo, desde o início das atividades já foram atendidos mais de 170 alunos da rede pública e 160 aguardam para iniciar o acompanhamento especializado.  Dalva que tem formação e especialização em atendimento ao aluno de inclusão, ressalta a importância desse acompanhamento para o desenvolvimento dessas crianças na escola regular. “É importante salientar que os atendimentos são realizados no contra turno, sem nenhum prejuízo ao horário escolar e demais disciplinas”.

Projetos como esse são uma oportunidade para diminuir as barreiras no aprendizado que possam existir para crianças com alguma necessidade especial ou déficit de aprendizado, gerando mais oportunidades para os alunos da rede pública de Caldas Novas e novas perspectivas para essas crianças.

Sobre o Núcleo de Educação Multidisciplinar 

O Núcleo leva o nome de Adalberto Lassance de Albuquerque Junior, que era natural de Brasília (DF), mas tinha uma grande ligação com Caldas Novas. Nascido com paralisia cerebral, Adalberto conheceu a Pestalozzi da cidade e ficou encantado com a recepção por parte dos funcionários e pacientes, que ali estavam sendo atendidos. Desde então, não quis mais ir embora do município e dizia ter se tornado um cidadão caldasnovense. O amor pela cidade era tanto que ao morrer, queria ser enterrado em Caldas Novas. O pai, Adalberto Lassance Albuquerque atendeu ao pedido. E assim se fez a justa homenagem ao garoto.

O espaço possui 4 salas para atender as crianças com a especialidade necessária. Com objetos bastante coloridos e que proporcionam um trabalho lúdico. Segundo o vereador é preciso propiciar cada vez mais incentivos para os alunos, oferecendo condições para sua formação e desenvolvimento adequados.

Veja Também