Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Cerca de 12 mil idosos ainda não se vacinaram em Aparecida

Mais de 41 mil moradores de 60+ foram imunizados | Foto: Reprodução

Postado em: 05-05-2021 às 08h37
Por: Daniell Alves
Imagem Ilustrando a Notícia: Cerca de 12 mil idosos ainda não se vacinaram em Aparecida
Mais de 41 mil moradores de 60+ foram imunizados | Foto: Reprodução

Em Aparecida de Goiânia, a procura pela 2ª dose da vacina contra a Covid-19 tem sido baixa. De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da cidade, há cerca de 12 mil idosos – entre 60 a 79 – que ainda não tomaram a segunda dose. 

De acordo com o balanço, 20.582 pessoas só tomaram a primeira dose. Desse total, 8.865 estão no intervalo ideal ou sem atraso em relação ao recebimento do reforço do medicamento. Outras cidades também têm enfrentando problemas semelhantes. Anápolis, o terceiro município mais populoso do Estado, registra mais 3.5 mil anapolinos que ainda não buscaram a segunda dose da vacina. Todos eles, com 60 anos ou mais, fizeram o registro via canais de comunicação com a prefeitura de Anápolis. Contudo, seguem sem tomar ao menos a primeira dose do imunizante.

De janeiro deste ano, quando começou a vacinação em Aparecida, até o dia 27 de abril, o município aplicou mais de 83 mil doses em idosos e profissionais de saúde e das forças de segurança e salvamento do município. Entram nessa conta a 1ª e a 2ª dose dos imunizantes tanto da Coronavac/Butantan quanto da AstraZeneca/Fiocruz.

Continua após a publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde informa que 98% desse montante aplicado já foi registrado no sistema da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Com as mais de 83 mil doses aplicadas, Aparecida já tem 14% da população vacinada com ao menos uma dose.

Drive-thru 

Na última sexta-feira (30), a vacinação para idosos acima de 60 anos foi retomada nos drives da Cidade Administrativa e Centro de Especialidades. A coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro fala da importância de atingir toda a população e chama a todos, idosos e profissionais de saúde que ainda não se vacinaram, para receber o imunizante contra a Covid. A imunização segue nesta semana das 8h às 17h nos três drives. 

“É muito importante que as pessoas desses grupos compareçam para vacinar, pois para podermos voltar à normalidade precisamos que a população esteja imunizada. A vacina é hoje a principal forma de conter a Covid-19. Estamos com oito postos de vacinação, sendo três drives e cinco Unidades Básicas de Saúde para atender ao público alvo do Plano Nacional de Imunização”, esclarece Renata Cordeiro.

Doses recebidas

Renata Cordeiro informa que desde o início da campanha Aparecida recebeu 109.300 doses de vacinas contra a Covid-19 distribuídas em 12 remessas do Ministério da Saúde. No entanto, a coordenadora esclarece: “Há um erro no site do Ministério apontando que Aparecida já recebeu 112.500 doses, mas na realidade recebemos 109.300, sendo 66.700 para 1ª dose e 42.600 para a 2ª”.

Na 13ª remessa enviada na quinta-feira (29), para Aparecida, foram contabilizadas 12,5 mil doses da vacina Astrazeneca/Fiocruz para primeira aplicação e 3,2 mil doses da vacina Coronavac/Butantan para segunda aplicação.

Ontem (4), a SMS realizou o Dia D da Vacinação Contra a Covid-19 para idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde e das forças de segurança e salvamento que ainda não foram vacinados. “Com essa mobilização do Dia D esperamos concluir 100% desses grupos prioritários. Por isso, conclamamos a todos esses que ainda não se vacinaram que não percam essa oportunidade. Aparecida já tem 14% da população vacinada com ao menos uma dose e queremos aumentar essa proporção para ampliarmos a proteção a todos no município”, afirmou Renata. 

Perdas técnicas

De acordo com a Secretaria, entre as 109.300 doses recebidas pela cidade até o último dia 27 de abril, os profissionais da SMS apontam que mais de 9 mil foram identificadas como perda técnica, ou seja, alguns frascos não continham a quantidade de doses descritas pelo laboratório. “Todas essas perdas foram documentadas e repassadas para o Estado, para que possamos solicitar a reposição delas para o município”, finaliza Renata Cordeiro.

Até a última atualização, Aparecida registrava 855 casos ativos, que estavam hospitalizados ou monitorados pela Telemedicina, oxímetros e exames. De 62.607 casos confirmados, 60.574 estão recuperados e 1.178 vieram a óbito por Covid-19, com cinco confirmados nas últimas 24 horas. No momento a taxa de ocupação de leitos de UTI para tratamento da Covid-19 na rede pública de saúde está em 47%. (Especial para O Hoje)

Veja Também