Goiânia tem campanha educativa para redução de velocidade

A programação do Maio Amarelo inclui ações para tornar o trânsito mais seguro

Postado em: 08-05-2021 às 10h43
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiânia tem campanha educativa para redução de velocidade
A programação do Maio Amarelo inclui ações para tornar o trânsito mais seguro | Foto: Reprodução

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), realiza o Maio Amarelo, que inclui ações específicas de combate ao excesso de velocidade no trânsito da capital. De acordo com o titular da Pasta, Horácio Mello, as medidas são contínuas já que o combate é diário.

“Essa é uma pauta mundial, que já foi tema, inclusive, de campanha da Organização das Nações Unidas (ONU), que estabeleceu uma década de medidas de combate à direção perigosa. Em Goiânia, nosso trabalho é bem planejado e com prioridade aos mais frágeis”, conta Horácio.

O secretário explica que as ações visam a sinalização da capital, com atenção aos mais vulneráveis e ao cumprimento das especificações das vias. “As nossas campanhas educativas foram preparadas com muita atenção, pois reduzir acidentes e salvar vidas são algumas das principais missões dadas pelo prefeito Rogério Cruz e toda a secretaria está focada nisso”, declara.

Continua após a publicidade

Velocidade

Dados da SMM mostram que a redução da velocidade com a implantação da chamada Zona 40, no Centro de Goiânia, reduziu drasticamente os acidentes de trânsito naquela região. Conforme Horácio Mello, a secretaria estuda expandir o projeto para outros locais da capital.

“Pensamos em alguns bairros mais residenciais. A ideia é privilegiar os mais frágeis também no leito asfáltico, nas vias locais com 30 km por hora”, adianta Horácio, acrescentando que, apesar das campanhas, o ato de cidadania também é importante. 

“As pessoas precisam praticar mais cidadania nessa convivência no trânsito. E o nosso papel e determinação do prefeito Rogério é sinalizar bem a cidade dentro de um planejamento estratégico e conceito lógico, que ajudem a mudar comportamentos”, finaliza.

A Prefeitura de Goiânia, por meio da SMM, implantou a Zona 40 com o objetivo de reduzir o número de acidentes, em especial atropelamentos, e garantir o trânsito de ciclistas no local, que é chamado de manto sagrado da cidade. Inclusive, pesquisa do Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás, (Sindilojas) feita logo após a medida mostrou que boa parte dos comerciantes aprovaram a redução de velocidade, porque, segundo eles, os motoristas passaram a observar mais a fachada do comércio no Centro e trouxe mais segurança na travessia do pedestre.

Esta é a 8ª edição da campanha Maio Amarelo cujo tema é “Eu respeito a faixa, eu respeito a vida: pratique no trânsito”. Além de medidas constantes, ações pontuais serão realizadas durante todo o mês.

Veja Também