Influencers gastronômicos ajudam pequenos negócios a alavancar vendas

Visibilidade facilita captação de clientes e a manter empresas pequenas no mercado.

Postado em: 09-05-2021 às 12h31
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Influencers gastronômicos ajudam pequenos negócios a alavancar vendas
Visibilidade facilita captação de clientes e a manter empresas pequenas no mercado | Foto: Reprodução

Com a pandemia, muitas empresas foram obrigadas a fechar devido a decretos municipais e estaduais. Porém, bares e restaurantes foram os mais afetados por estes decretos. Para se mantar no mercado, essas empresas precisaram se adaptar rapidamente, o que pôde causar queda no número de vendas.

Uma solução eficiente encontrada foi a realização de parcerias. Com isso, esses locais recebiam visibilidade suficiente para divulgar seus negócios em formatos delivery, e com isso captar clientes para se manter.

A Foco Fitness é uma destas empresas. A marmitaria trabalha com refeições fitness congeladas, e, no início do isolamento, acabou tendo queda no volume de vendas. “Como vendemos marmitas congeladas, pessoas costumam consumi-las no trabalho, por não ter tempo de ir em casa. Com a quarentena, isso mudou. As pessoas foram obrigadas a ficar em casa, logo não tinha muito sentido continuar encomendando, então perdemos muitos clientes”, explica Larissa Araujo, proprietária da empresa.

Continua após a publicidade

Larissa explica, também, que fazer parcerias foi uma forma eficiente de obter mais visibilidade para sua marca. “Como o faturamento caiu, precisamos buscar formas de captar novos clientes. Por ser uma empresa pequena e não ter um grande capital, a forma mais barata, e que se mostrou mais eficiente, foi a busca de parcerias. Falamos com influencers no Instagram para realizar posts em troca de combos, e com isso conseguimos nos manter no mercado”, diz.

Uma das influencers mais procuradas em Goiânia é Carol Wanie, administradora da página “Buchim Cheio”. Carol, de 25 anos, administra um dos guias gastronômicos mais famosos da capital, e conta como tudo começou. “A página foi criada em agosto de 2019, por pura e simples diversão. Sempre gostei muito de explorar a gastronomia goiana, de conhecer bares e restaurantes da nossa terra e estudar sobre isso. Com o tempo, eu e meu namorado, Rennan Queiroz, passamos a conhecer uma vasta gama de locais, passando então a indicá-los aos nossos amigos também. E um certo dia pensei: por que não criar um Guia Gastronômico de Goiânia, de acordo com nossas experiências?”, conta.

O Buchim Cheio compartilha dicas de bares e restaurantes com seus mais de 7 mil seguidores, além de avaliar desde qualidade do atendimento aos valores.

Carol explica que com sua criação de conteúdo, busca ajudar pequenos negócios a continuar no mercado, tanto com suas avaliações quanto com projetos. “Uma das coisas que mais me encanta na página, é poder contribuir para o crescimento dos pequenos negócios, através das divulgações. É conseguir dar visibilidade para o pequeno restaurante, ao microempreendedor, ao Chef que produz de forma artesanal seus pratos em ambiente familiar, que merece muito reconhecimento”.

“É aquele local que faz a comida caseira, com gosto de comida de vó, na qual se nota o amor e o carinho em cada garfada. E isso me alegra muito. Tudo começou no início da pandemia, em março de 2020, quando lancei um projeto chamado “Compre dos Pequenos”, no qual as pessoas poderiam indicar os pequenos negócios, que foram os mais atingidos pela crise. Assim, começamos a conhecer estes locais e divulgar para que os seguidores também conhecessem. E tive um resultado incrível”, complementa.

A página realiza, também, ações sociais em parceria com esses restaurantes, o que ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade da capital. “Além disso, em março deste ano, juntamente com o Bar Molotov, fizemos uma campanha de arrecadação de alimentos. Tivemos um apoio surreal dos seguidores, que doaram e contribuíram bastante para esse projeto, que resultou em quase 30 cestas básicas, que foram doadas às famílias carentes. E isso não tem preço para mim. Foi uma das melhores sensações que a página me proporcionou”, explica.

Por fim, Carol explica que, com a visibilidade que sua página fornece, é possível auxiliar essas empresas, o que lhe dá esperança e confiança “Já cheguei a postar sobre um local e no outro dia o estoque acabou, já ajudamos uma confeitaria a não fechar as portas, já lotamos bares e restaurantes com as nossas indicações. E isso é incrível! Fico muito feliz pela confiança que os seguidores têm em minhas indicações e em poder ajudar da forma que posso os pequenos empreendedores. É surreal poder receber uma mensagem de carinho de uma pessoa que tem gratidão pelo seu gesto. E eu acredito muito no poder que as redes sociais têm para unir ainda mais as pessoas, para se ajudarem, ainda mais em tempos difíceis como este”, completa.

Carol Wanie criou a página “Buchim Cheio” em 2019, e hoje tem que conciliar seu trabalho como advogada com a criação de conteúdo | Foto: Arquivo Pessoal

Veja Também