Câmeras darão reforço à segurança do Eixo Anhanguera

Medida irá tentar conter índices de roubo no transporte público, dentro dos ônibus e plataformas

Postado em: 22-03-2017 às 09h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Câmeras darão reforço à segurança do Eixo Anhanguera
Medida irá tentar conter índices de roubo no transporte público, dentro dos ônibus e plataformas

Wilton Morais

A Rede Metropolitana de transporte Coletivo (RMTC) prevê que até maio deste ano sejam instaladas 970 câmaras de segurança nos 134 ônibus do Eixo Anhanguera. Atualmente são apenas 20 veículos equipados com 145 câmaras. De acordo com a rede, até o final deste mês, outros 30 veículos irão receber o equipamento. 

Os equipamentos são monitorados 24 horas por dia e possui o controle realizado por profissionais que revezam o trabalho em três turnos de trabalho. Ao todo, o transporte público da grande Goiânia possui 1.586 câmeras de segurança. Conforme a RMTC, quando os profissionais detectam alguma atitude suspeita, os vigilantes da estação e/ou a Polícia Militar que realiza rondas especiais são acionados nos terminais e estações.

Continua após a publicidade

Criminalidade

Segundo a Secretária de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO) cerca de 200 mil pessoas circulam diariamente em toda extensão do Eixo Anhanguera. O fator colabora para que o maior índice de roubo no transporte coletivo da capital ocorra nas plataformas, principalmente durante a noite. Em janeiro e fevereiro deste ano, foram registradas 715 ocorrências de assaltos no transporte coletivo goiano. No ano passado, 5.944 pessoas foram vitimas de assaltos no transporte coletivo da cidade. 

O Centro Integrado de Inteligência Controle e Comando (CIICC), em convênio entre a RedeMob e a Secretaria de Segurança Pública (SSP), funciona como posto de atendimento desde março de 2014. Desde a criação do centro até fevereiro de 2017, o CIICC recebeu e encaminhou as autoridades policiais 12.639 denúncias que resultaram em 487 detenções. Para denunciar, os usuários do transporte podem entrar em contato com o centro por meio do Whatsapp no número 9 8591-8952.

Veja Também