Com cortes no orçamento, UFRJ pode fechar a partir do segundo semestre

Segundo reitoria da universidade, orçamento de 2021 é o mesmo de 2008, o que inviabiliza funcionamento da instituição.

Postado em: 11-05-2021 às 13h36
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Com cortes no orçamento, UFRJ pode fechar a partir do segundo semestre
Segundo reitoria da universidade, orçamento de 2021 é o mesmo de 2008, o que inviabiliza funcionamento da instituição | Foto: Reprodução

Devido a cortes no orçamento, a Universidade Federal do Rio de Janeiro pode fechar a partir do segundo semestre. Os cortes são devido a Lei Orçamentária Anual (LOA), de 2021, que destinou um orçamento menor a educação em relação a outras pastas.

O anúncio foi feito em um artigo publicado pelo Jornal O Globo e confirmado pela universidade. Segundo a Universidade, com os cortes e apenas metade do orçamento disponibilizado em 2021, diversos serviços da instituição devem ser afetados, inclusive pesquisas de duas vacinas nacionais contra a COVID-19 que ocorrem em laboratórios da UFRJ e se encontram em testes pré-clínicos.

A UFRJ é a primeira instituição oficial de ensino superior do país, em atividade desde 1792, e organizada como universidade em 1920. A instituição de ensino está entre as 15 melhores universidades da América Latina, e conta, hoje, com 172 cursos presenciais de graduação, 4 de graduação a distância, 315 de especialização e 224 programas de pós-graduação (mestrado, doutorado e pós-doutorado).

Continua após a publicidade

Além disso, a universidade possui o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, onde foi instalado “um novo CTI e mais de 100 leitos de enfermaria para tratamento da Covid-19”.

“Realizamos estudos pioneiros de vigilância genômica, identificando novas variantes dos vírus; desenvolvemos testes sorológicos, e vacinas com tecnologia nacional estão na fase de testes pré-clínicos”, listam os administradores da instituição.

Veja Também