Ministério Público investiga desmobilização de leitos de UTI em Jataí por falta de kit intubação

O hospital não informou a Secretaria Estadual de Saúde sobre a falta de insumos

Postado em: 11-05-2021 às 17h19
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Ministério Público investiga desmobilização de leitos de UTI em Jataí por falta de kit intubação
O hospital não informou a Secretaria Estadual de Saúde sobre a falta de insumos | Foto: Reprodução

O Ministério Público de Goiás (MP-GO), por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Jataí, está investigando a desmobilização de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) no Hospital das Clínicas Dr. Serafim de Carvalho, por falta de medicamentos sedativos – o chamado kit intubação.

De acordo com o promotor de Justiça Augusto César Borges Souza, informações preliminares apontam que a unidade não notificou a Secretaria Estadual de Saúde (SES) sobre a falta de insumos. Conforme as apurações, essa falta de notificação além de caracterizar quebra dos fluxos de comunicação, pode ter contribuído para a demora na aquisição dos sedativos e prejudicado o atendimento a pacientes em estado grave.

As investigações também indicam que algumas internações em UTI foram recusadas pelo Hospital das Clínicas no fim do mês de abril, em razão da ausência de medicamentos, sem que a secretaria de saúde tenha sido formalmente comunicada sobre o problema.

Continua após a publicidade

O promotor afirmou que, visando prevenir novas desmobilizações de leitos, diante da gravidade da situação, o MP-GO “avaliará as medidas adotadas pelos gestores do hospital, de modo a garantir a operação da unidade hospitalar em sua capacidade máxima, sem prejuízo da apuração de eventuais responsabilidades, caso constatada negligência das autoridades envolvidas”.

Veja Também