Em parceria com a Campus Party, Governo de Goiás inaugura dois laboratórios de robótica

Caiado cita “revolução na educação” ao inaugurar dois laboratórios de robótica Include

Postado em: 12-05-2021 às 15h19
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Em parceria com a Campus Party, Governo de Goiás inaugura dois laboratórios de robótica
Caiado cita “revolução na educação” ao inaugurar dois laboratórios de robótica Include | Foto: Wesley Costa

O governador Ronaldo Caiado inaugurou, nesta quarta-feira (12/05), em Goiânia, as duas primeiras unidades no estado do projeto Include, parceria do Governo de Goiás, por meio do Goiás Social, com o Instituto Campus Party. O primeiro laboratório está instalado no Colégio Estadual Joaquim Edson de Camargo, no Jardim Novo Mundo, região Leste. Na sequência, o governador entregou, no Centro de Educação Comunitária de Meninos e Meninas (Cecom), no Setor Santos Dumont, região Centro-Oeste, o segundo espaço de tecnologia na capital.

“Os professores e professoras chegam em mim e falam que nunca viram nada assim em 20, 30 anos. Nunca viram tanto dinheiro chegar, tantas condições para aparelhar as escolas do Estado de Goiás” pontuou o governador. “Quando você faz uma mudança de conceito e segue corretamente a aplicação do dinheiro, acontece uma revolução em uma área que é fundamental: a educação. Eu sou apaixonado por essa turma toda. Dá gosto ver”, celebrou.

Nos novos laboratórios, a equipe do Include capacita gratuitamente jovens e crianças com idade entre 12 e 20 anos por meio do ensino da robótica, programação, eletrônica, sensores e mecânica. Também há oficinas de empreendedorismo e IOT (Internet das Coisas). A expectativa é atender, aproximadamente, dois mil estudantes de comunidades locais em situação de vulnerabilidade social até 2023.

Continua após a publicidade

Instalados em escolas e centros educacionais, os laboratórios possuem mobília e equipamentos de primeira linha para o ensino de robótica, computadores, impressoras 3D, óculos de realidade virtual e drones.

Além das unidades na capital, Goiás conta com outras quatro, em Luziânia e Valparaíso de Goiás – que serão inaugurados, nesta quinta-feira (13/05) – e Alto Paraíso e Cavalcante, onde vivem cerca de 880 famílias da comunidade quilombola Kalunga. “Estamos fazendo com que isso chegue às regiões mais carentes. Temos que fazer com que a evasão escolar seja menor, e ter uma boa qualidade de educação. Dar a essas crianças a expectativa de que vão se qualificar para esse mundo informatizado que nós temos”, avaliou Caiado.

Mais laboratórios

De acordo com o presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farrugia, Goiás vai se tornar o estado com o maior número de estruturas, entre 25 e 30. “Hoje, nós temos laboratórios na Amazônia, em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Bahia. Mas a maior quantidade, ao final deste ano, vai estar aqui no Estado”, garantiu.

O objetivo do projeto é difundir o uso da tecnologia e promover a inclusão social, com a oferta de ferramentas que garantam educação de qualidade e desenvolvam habilidades dentro de um ecossistema inovador.

O governador reforçou o objetivo de levar o projeto para as regiões mais carentes do Estado. “Vamos levar a qualidade e oportunidade para todas as crianças, independentemente da sua condição financeira, dar igualdade de tratamento em todas as regiões de Goiás, principalmente nos bairros mais humildes”, definiu.

Para o vice-governador Lincoln Tejota, a atual gestão foca em políticas de Estado “que ultrapassam mandatos”. “Nós estamos deixando para esses alunos aqui o legado que eles não teriam acesso. Não teriam acesso ao conhecimento como nós estamos vendo agora, a saber como trabalha a robótica”, comentou.

“Aqui há um programa pensado, que não começa e termina nessa parte do Include. Entra na educação fundamental, despertando esse mundo até a carreira de Tecnologia da Informação e consegue despertar a criatividade, a resolução de problemas”, ressaltou o secretário de Estado de Desenvolvimento e Inovação, Márcio Cesar Pereira.

O Governo de Goiás ainda promove a sustentabilidade na utilização nos equipamentos do programa. É o caso dos filamentos para as impressoras 3D, que são feitos de plástico reciclado, por meio do projeto Sukatech, organizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi).

“Hoje nosso mundo está cada vez mais digitalizado e a tecnologia tem que ter esse papel de ajudar a sociedade e o cidadão. Vocês vão ter oportunidade que muitos jovens do Brasil inteiro não têm”, afirmou, aos estudantes, Adriano da Rocha Lima, secretário-chefe da Governadoria, sobre o potencial de empreendedorismo do programa.

Representando a secretária de Educação, Fátima Gavioli, o superintendente de Segurança Escolar e Colégio Militar, coronel Mauro Vilela, ressaltou que é a educação que forma as bases das famílias. “Todas as pastas do Estado estão unidas, em harmonia. Por isso as coisas têm dado certo”, disse.

A reitora da PUC Goiás, Olga Ronchi, expressou sua esperança com a parceria entre o Centro de Educação Comunitária Meninos e Meninas (Cecom) e o governo estadual. “Essas crianças têm aqui uma semente importante sendo plantada, amanhã, essa inclusão vai levar a usufruir do acesso ao ensino superior, pelas cinco mil bolsas que a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), por meio do Programa Universitário do Bem (ProBem)”, apontou Olga.

Principais receptores do Include, os estudantes estão animados com o projeto. “Eu nunca tive visto nenhum microscópio pessoalmente. Estou lisonjeada e deslumbrada com a tamanha grandiosidade do nosso laboratório”, disse Isabelle Rodrigues Giachini, de 13 anos, do 8º ano.

“A escola está bem melhor, parecendo escola particular, eu amei. Vai ser muito bom também para as futuras gerações que vão estudar aqui”, argumentou Emilly Thayanne Andrade Félix, de 12 anos, aluna do 7º ano.

Visita

Outro colégio estadual da capital, o Robinho Martins de Azevedo, no Jardim Nova Esperança, também foi vistoriado pelo governador Ronaldo Caiado, a pedido da diretora da instituição, Suelma Cândido. “As reformas estão acontecendo, estamos entregando para as crianças os kits alimentação, uniformes, tênis. O que senhor está fazendo, governador, é de verdade”, relatou ela.

A unidade de ensino, com 16 salas, 39 turmas, em três turnos, e 1.410 alunos, nos ensinos fundamental e médio, recebeu verbas dos programas Reformar e Equipar para obras em suas dependências.

Acompanharam as solenidades do dia também a diretora nacional do Include, Sidiane Zanin; o deputado estadual Bruno Peixoto; o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Luiz Carlos de Alencar; o diretor-superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Antônio Carlos de Souza; o diretor-técnico do Sebrae, Marcelo Lessa; o embaixador da Campus Party, professor Sanderson Macedo; os superintendentes de Inovação Tecnológica da Sedi, Lidiane Abreu; de Tecnologia da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Bruno Marques, e de Gestão Integrada, Janine Zaiden.

Ainda estiveram presentes a coordenadora regional de Educação de Goiânia, Enicleia Morais; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Goiânia (CMDCA), Aguinaldo Lourenço Filho; os presidentes de Conselhos Tutelares, Rosilei Galhardo (região Centro-Sul), Júnior Borges (região Noroeste) e Carlinhos Júnior (região Norte); a diretora da Escola Municipal Direito do Saber, professora Elizabeth Soares; a coordenadora regional do Include, Tiele Kátia; os comandantes Major João Batista Espíndola (42º Batalhão da Polícia Militar) e Tenente Cunha (Comando de Policiamento da Unidade), além de servidores da Educação.

Veja Também