Temporada Rio Araguaia 2021: Caiado se reúne com prefeitos e empresário para debater suspensão

A conferência acontece na tarde desta quarta-feira (12/5)

Postado em: 12-05-2021 às 16h33
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Temporada Rio Araguaia 2021: Caiado se reúne com prefeitos e empresário para debater suspensão
A conferência acontece na tarde desta quarta-feira (12/5) | Foto: reprodução

O governador Ronaldo Caiado se reune na tarde desta quarta-feira (12/5) com prefeitos e empresários goianos para debater a suspensão da temporada 2021 do Rio Araguaia, tradicional destino turístico das férias de meio de ano em Goiás. O objetivo do cancelamento da temporada, pelo segundo ano consecutivo, é evitar aglomerações e a disseminação do vírus da Covid-19.

Conforme o decreto nº 9.862, publicado na segunda-feira (10/5), será proibida a realização de toda e qualquer atividade que implique em aglomeração de pessoas para lazer e turismo na região do Rio Araguaia, incluindo trechos do rio e seus afluentes. Ou seja, estão proibidas festas, espetáculos, caminhadas ecológicas, passeios ciclísticos, corridas, entre outros.

Também consta no documento a proibição de instalação e/ou funcionamento de estruturas temporárias como restaurantes, bares, banheiros, pontos de apoio ou qualquer suporte de atendimento a turistas e usuários das praias, beiras de rios e cachoeiras.

Continua após a publicidade

Em caso de descumprimento das medidas, as pessoas serão autuadas por infração administrativa ambiental e podem ser multadas entre R$ 1 mil e R$ 500 mil. Como forma de garantir o cumprimento do decreto, ocorrerão ações de controle e fiscalização pelas prefeituras, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros Militar (CBMGO) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) às margens do Rio.

Veja Também