70% das doses que chegaram a Goiás foram aplicadas

Desde janeiro Goiás já recebeu 20 remessas de vacinas contra o coronavírus, totalizando em relação às vacinas, o Estado de Goiás já

Postado em: 15-05-2021 às 09h33
Por: Maiara Dal Bosco
Imagem Ilustrando a Notícia: 70% das doses que chegaram a Goiás foram aplicadas
O Estado já recebem 20 remessas de vacinas contra a Covid-19, desde janeiro | Foto: Gov. de Goiás

Desde janeiro Goiás já recebeu 20 remessas de vacinas contra o coronavírus, totalizando em relação às vacinas, o Estado de Goiás já recebeu 2.435.120 doses de imunizantes, sendo 1.351.530 da CoronaVac, 1.028.600 da AstraZeneca e 54.990 da Pfizer. O mais recente levantamento feito pela SES-GO, atualizado na última quinta-feira (13), apontou que o Estado já aplicou 1.688.685 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 1.124.396 referentes à primeira dose e 564.289 à segunda dose.

Goiás recebeu na última sexta-feira (14) mais 165.850 doses de imunizantes contra a Covid-19. As vacinas chegaram ao estado em duas remessas. A primeira, com 131.850 vacinas, sendo 69.900 da CoronaVac e o restante, 62.250, da AstraZeneca, aterrissou no Aeroporto Internacional de Goiânia ainda na madrugada. Já a segunda, com 34 mil doses de vacinas CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, chegou ainda na parte da manhã.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim, as doses da CoronaVac recebidas na sexta serão utilizadas para segunda dose. “Principalmente, para que os municípios regularizem a segunda aplicação, o restante [será usado] como primeira dose”, afirmou. Já no caso da AstraZeneca, Flúvia destacou que a orientação do Ministério da Saúde é guardar para a segunda dose. “Não serão distribuídas neste momento, mas na medida em que avançar a vacinação nos municípios”, disse.

Continua após a publicidade

As doses foram encaminhadas a Central Estadual de Rede de Frio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO) para conferência. Em seguida, seguem para as 18 Regionais de Saúde de Goiás, para que sejam enviadas a todos os 246 municípios goianos.

Suspensão

Nesta semana, o Ministério da Saúde (MS) recomendou a suspensão da vacinação de mulheres gestantes que não tenham comorbidades. Segundo a pasta, aquelas que tiverem algum problema de saúde devem ser imunizadas com doses da Coronavac/ Butantan e Pfizer. Nos próximos dias será divulgado um relatório com orientações para as gestantes que já tomaram a primeira dose da vacina da AstraZeneca, desenvolvida pela Fiocruz.

No final de abril, o Programa Nacional de Vacinação (PNI) decidiu que grávidas e puérperas, até 45 dias depois do parto, deviam ser vacinadas devido ao cenário epidemiológico com elevada circulação do coronavírus e aumento de óbitos materno pela Covid-19. A conclusão do grupo de técnicos e especialistas foi de que o risco versus benefício das gestantes era favorável às vacinas. “A decisão de imunização foi baseada em critérios exclusivamente técnicos de amplo respaldo internacional”, afirmou o ministro Queiroga.

Vacinação em Goiânia

Após ultrapassar a marca de meio milhão de doses aplicadas, a Prefeitura de Goiânia realiza, neste sábado (15), o “Dia D” da vacina contra a Covid-19. A campanha atende pessoas com comorbidades incluídas na Fase 1 e segunda dose da Coronavac em idosos a partir de 62 anos. Com 43 postos em todas as regiões, a Capital monta estrutura para atender até 20 mil pessoas. Agendamento para pessoas com comorbidades segue obrigatório pelo app Prefeitura 24 horas. Apenas os idosos não precisam agendar.

Ao todo, 35 unidades foram destinadas ao atendimento de pessoas com comorbidades. O público precisa agendar pelo aplicativo Prefeitura 24 horas, além de providenciar a documentação exigida. A recomendação é de que o paciente agende para as unidades disponíveis mais próximas de sua casa, agilizando o atendimento.

O prefeito Rogério Cruz comemorou o avanço no processo de imunização contra a doença em Goiânia. “O marco de meio milhão de doses aplicadas nos dá a certeza que vamos conseguir vencer essa pandemia. Não há um único dia que deixo de acompanhar o trabalho das equipes da secretaria de Saúde e sei que, em breve, teremos estratégias que resultarão num avanço ainda mais rápido da imunização das pessoas de nossa cidade”, afirmou.

Em Goiás, já são 577.960 casos confirmados de Covid-19, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO). Destes, são 16.058 óbitos confirmados, além de outros 299 óbitos suspeitos em investigação. A taxa de letalidade da doença chegou a 2,78%. (Especial para O Hoje)

Veja Também