Mutirama reabre com capacidade de 3 mil pessoas por dia

As portas do Parque Mutirama já estão abertas neste fim de semana. O funcionamento foi autorizado em decreto publicado nesta semana e

Postado em: 15-05-2021 às 09h47
Por: Daniell Alves
Imagem Ilustrando a Notícia: Mutirama reabre com capacidade de 3 mil pessoas por dia
Parque deve seguir todos os protocolos sanitários e funcionar com 50% da capacidade de público

As portas do Parque Mutirama já estão abertas neste fim de semana. O funcionamento foi autorizado em decreto publicado nesta semana e todas as recomendações sanitárias devem ser cumpridas. Com a capacidade de visitação reduzida a 50%, o limite de pessoas diariamente passa a ser de 3 mil pessoas. O horário de visitação é das 10h às 16h e funcionamento semanal de quinta a domingo.

A partir da quinta-feira (20), durante 10 dias, será feita uma campanha de arrecadação de alimentos. Como entrada no Parque, cada família será solicitada a doar pelo menos um quilo de alimento não perecível para ajudar pessoas afetadas peles efeitos socioeconômicos da pandemia do coronavírus. O presidente da Agência Municipal de Turismo e Eventos de Goiânia (Agetul), Valdery Júnior, informa que a cobrança do alimento foi uma sugestão da pasta, uma vez que diversas pessoas perderam seus empregos e algumas têm apenas o Auxílio Emergencial como única fonte de renda.

Segundo ele, todas as pessoas terão a temperatura aferida para entrar no parque, que conta com diversos recipientes com álcool em gel para higienização das mãos. A utilização constante de máscaras e o respeito ao distanciamento social serão fiscalizados por profissionais que atuam na área de lazer. As medidas de segurança sanitárias também serão utilizadas nas atrações, com limite de 50% e a total higienização dos brinquedos após a utilização.

Continua após a publicidade

Valdery ressalta que todas as medidas recomendadas para o acesso de pessoas e o funcionamento do Parque já são cumpridas desde o dia 22 de dezembro passado, quando o Mutirama foi reaberto. “Não será diferente agora. Precisamos cuidar da saúde da população”, pontua Valdery Júnior.

Homenagem

Em forma de reconhecimento aos profissionais de Saúde, a prefeitura fez uma ação em homenagem a esses trabalhadores que ganharam ainda mais destaque neste último ano em virtude da pandemia da Covid-19. O prefeito Rogério Cruz e o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, receberam as famílias dos servidores.

Rogério Cruz disse que a ação é uma forma de agradecimento e reconhecimento pela atuação de todos profissionais da Saúde. “Nossa intenção é de proporcionar a esses guerreiros, que não têm medido esforços para salvar vidas, um dia de lazer com seus familiares no nosso Parque Mutirama”, revela. “Estamos nos sentido extremamente honrados em homenagear esses importantes profissionais, que são incansáveis”, disse o presidente da Agetul.

80% de aprovação

Inserido na história da Capital, o Parque é bastante elogiado pelos goianienses. No portal TripAdivsor, que fornece informações e opiniões de conteúdos relacionados ao turismo, o parque tem 80% de aprovação. “Lugar ótimo para se divertir e relaxar um pouco. A dica é chegar cedo, sobretudo se você for no fim de semana. Leve comida também para fazer piquenique ou almoçar, pois nas proximidades não tem muita opção”, diz um dos visitantes.

Outro visitante, que veio de Brasília, escreveu: “Várias atrações para crianças pequenas (ate 1,30 mts) e poucas para crianças maiores. Alguns brinquedos desativados. O local é relativamente bem cuidado. Os monitores podiam ser mais educados. Por ser de graça, vale a pena uma visita, especialmente se não puder gastar dinheiro”, avalia.

Todas as idades

O Parque Mutirama foi inaugurado no final da década de 60 (1969) pelo então prefeito na época Iris Rezende Machado. Localizado ao lado do Parque Botafogo, o Mutirama está em uma área criada e planejada desde a fundação de Goiânia, estando no Centro da cidade. Em suas instalações, consta o planetário que pertence à Universidade Federal de Goiás e o Parque dos Dinossauros, contendo réplicas em tamanho real. O Parque, que completou 52 anos, além de fazer parte da história e infância de várias pessoas, contempla 21 atrações em funcionamento e é aberto ao público de todas as idades.

Turismo e entretenimento terão redução de 60% no ISS

Com prejuízo na casa dos R$ 90 bilhões, segundo a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), em Goiânia as atividades de entretenimento e de turismo terão 60% de desoneração tributária. Incluído no rol de medidas adotadas pela prefeitura com objetivo de mitigar os efeitos socioeconômicos da pandemia que assola o Brasil desde março de 2020, o assunto será tratado em projeto de lei.

A proposta do Paço é reduzir o Imposto Sobre Serviços (ISS) até o dia 31 de dezembro deste ano, com possibilidade de prorrogação, via decreto, por no máximo 90 dias, e beneficiar cerca de 80 atividades econômicas que estão entre as mais afetadas pelos protocolos recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conter o avanço do coronavírus (Covid-19).

Após o prazo, fica restabelecida a base de cálculo hoje vigente. “A expectativa é amenizar os danos provocados na economia local e promover o retorno da prestação de serviços e a manutenção de empregos, bem como o impulsionamento das atividades atualmente em ritmos desacelerados. A propósito, o aquecimento dos serviços relacionados a hospedagem, turismo, viagens, diversões, lazer, entretenimento e congêneres demandam o consumo e a prestação de outros serviços, ocasionando, por si só, a alavancagem e o crescimento de outras atividades locais, em um efeito cascata”, avalia o prefeito Rogério Cruz.

Segundo ele, a redução temporária da base de cálculo do ISS é uma importante medida de incentivo à economia em um momento de grave crise. Para tentar minimizar os danos em Goiânia, a prefeitura vai aliviar a tributação do setor hoteleiro em relação aos hotéis, apart-service condominiais, flat, apart-hotéis, hotéis residência, residence-service, suíte-service, motéis e pensões; locações por temporada com fornecimento de serviço; agenciamento, organização, promoção, intermediação e execução de programas de turismo, passeios, viagens, excursões e hospedagens, além de guias turísticos.

Já no que diz respeito aos serviços de entretenimento, pagarão menos impostos os espetáculos teatrais, circenses e de dança; as exibições cinematográficas, os shows, festas e eventos de qualquer natureza, desfiles, festivais, recitais, feiras, exposições, congressos, competições, parques de diversão, bilhares, boliches, jogos, boate, programas de auditório, entre outros.

Ainda de acordo com a Abrape, o cancelamento, que alcança 77,4% dos eventos, ou transferência de agendas, registrado em 81,2% das que foram mantidas, em decorrência do alto potencial de transmissão de coronavírus provocou, em todo o País, a perda de 580 mil empregos diretos, o fechamento de um terço das empresas e fez com que 97 em cada 100 empresas não estejam trabalhando. Com 60 mil empresas e dois milhões de microempresários, o segmento responde por 13% do Produto Interno Bruto (PIB). (Especial para O Hoje) 

Veja Também