Goiânia ganha faixas de pedestre com cores da bandeira LGBTQIA+ nesta segunda-feira (17)

Atividades acontecem em celebração ao Dia Internacional de Combate a LGBTfobia

Postado em: 17-05-2021 às 16h59
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiânia ganha faixas de pedestre com cores da bandeira LGBTQIA+ nesta segunda-feira (17)
Atividades acontecem em celebração ao Dia Internacional de Combate a LGBTfobia | Foto: reprodução

Em celebração ao Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, a  Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA), realiza nesta segunda-feira (17/5), em conjunto com movimentos sociais, ONGs e coletivos uma série de ações pela capital. Como parte das atividades, 2 faixas de pedestres foram pintadas na Estação Ferroviária e no Setor Sul. Além da atividades aconteceram doações de sangue, pontos com distribuição de máscaras, álcool em gel, preservativos e apresentações culturais. 

A comemoração, que acontece em mais de 100 países, vem como forma de celebrar a decisão da Organização Mundial da Saúde (OMS) que em 1990 desclassificou a homossexualidade como um distúrbio mental da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID). Celebrar o dia no Brasil, que é um dos países que mais matam pessoas LGBTQIA+, tornou-se uma forma simbólica de comemorar a vida e o caminho de todos aqueles que se incluem em uma das letras da sigla.

Confira o restante da programação para o dia de hoje:

  • 17h: Recepção aos movimento LGBTQIA+ na SMDHPA;
  • 17h30: Inauguração da Faixa de Pedestres com bandeira LGBTQIA+ na SMDHPA;
  • 18h: Encontro ecumênico inclusivo e inter-religioso na SMDHPA;
  • 19h: 3º Seminário do Dia Internacional da Luta Contra a LGBTfobia, através do SYMPLA. Confira informações do evento, clicando aqui;
  • 19h30: Projeção da bandeira LGBTQIA+ e homenagem a Paulo Gustavo em prédio da Avenida Tocantins com Anhanguera; (Ação da SMDHPA e Superintendência LGBTQIA+ em conjunto com projeto Abraço à Distância @projetoabracoadistancia)
  • 21h: Balada pela Diversidade, Live transmitida pelo Facebook do @BlocoNaoeNao e YouTube do @CircoLaheto com a participação de artistas e representantes da comunidade LGBT;

Veja Também