OVG prorroga prazo para inscrição de estudantes no CadÚnico

Iniciativa oferta cinco mil bolsas para estudantes em vulnerabilidade social.

Postado em: 27-05-2021 às 13h23
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: OVG prorroga prazo para inscrição de estudantes no CadÚnico
Iniciativa oferta cinco mil bolsas para estudantes em vulnerabilidade social | Foto: Reprodução

O Governo do Estado e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) prorrogaram, para a próxima segunda-feira (31/05), o prazo para que os estudantes interessados em concorrer ao benefício do Programa Universitário do Bem (ProBem) façam suas inscrições no Cadastro Único (CadÚnico), do governo federal. A solicitação pode ser feita nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Núcleo de Assistência Social (NAS) ou posto de atendimento do município.

A diretora de Programas Especiais da OVG, Rúbia Prado, reforça que a inscrição no CadÚnico é obrigatória.  “Como o CadÚnico é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias em situação de vulnerabilidade social, o adotamos como fonte de dados para o ProBem. Sem o cadastro, não conseguimos fazer a avaliação do estudante e, consequentemente, conceder a bolsa de estudos”, afirma.

ProBem

Já a inscrição para o ProBem será de 25 de junho a 16 de julho de 2021, no site da OVG. Serão ofertadas 5 mil bolsas. A previsão é de que o resultado final seja divulgado no dia 2 de agosto de 2021. Os estudantes contemplados vão receber o benefício no segundo semestre deste ano, com bolsas que custeiam 50% (bolsa parcial) ou 100% (bolsa integral) do valor da mensalidade.

Continua após a publicidade

Sancionado pelo governador Ronaldo Caiado em janeiro de 2021, o Programa Universitário do Bem tem o objetivo de ampliar a capacidade de atendimento aos mais vulneráveis, ao trazer mais segurança ao processo de seleção, elevar o potencial de redução das desigualdades sociais por meio do acesso ao ensino superior e promover o alinhamento às demandas por mão de obra qualificada no Estado de Goiás. O ProBem é direcionado a todos os 246 municípios goianos.

A iniciativa destinará 33% das vagas, ou seja, 1.650 bolsas para os cursos das chamadas profissões do futuro e para aquelas áreas de formação que atendam às demandas por mão de obra em todas as regiões do Estado. O ProBem também abrirá portas para participação em ações sociais, qualificação e estágios por meio do Banco de Oportunidades.

Veja Também