Zoológico proíbe visitantes

Só entra quem tiver se vacinado contra a febre amarela

Postado em: 31-03-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Zoológico proíbe visitantes
Só entra quem tiver se vacinado contra a febre amarela

Rhudy Crysthian 

Desde ontem o Zoológico de Goiânia passa a ter restrição nas visitas. Só entra quem tiver se vacinado contra a febre amarela. A medida foi tomada após a confirmação de que um macaco com o vírus da doença morreu no local. A proibição tem validade de 30 dias até que o caso seja melhor analisado. Para quem não estiver com o cartão em mãos, mas tiver certeza que tomou a vacina nos últimos 10 anos o Zoológico libera a entrada mediante a assinatura de uma auto declaração vacinal por parte do visitante. 

Continua após a publicidade

De acordo com a direção da unidade, o macaco que tinha a doença não integrava o plantel do zoológico. O animal era silvestre e morreu no local. Após a morte, o bicho foi encaminhado para a Secretaria Municipal de Saúde para exames. O laudo ficou pronto na quarta-feira (29) e, em seguida, o órgão tomou a medida preventiva.

Segundo a assessoria da Prefeitura de Goiânia, a restrição é de 30 dias para que os laudos de exames em mosquitos da região fiquem prontos. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) coletou amostras e enviou a um laboratório para checar se há exemplares do Zoológico infectados com o vírus.

Medo 

A Secretaria informa não existir motivo para pânico, pois duas doses de vacina contra febre amarela imunizam por toda vida. Ressalta ainda que 94% dos goianienses já receberam duas doses da vacina e já estão imunizados.

Em nota enviada ao O Hoje, a Pasta ressalta que tem executado todas as medidas preventivas para proteger a população e minimizar o risco de transmissão da doença na Capital. As ações são desenvolvidas antes mesmo do resultado do exame ser liberado pelo laboratório, como borrifação de inseticida, combate ao mosquito Aedes aegypti com agentes de combate de endemias e ampliação da cobertura vacinal em áreas prioritárias. 

Saúde descarta circulação do vírus 

A Secretaria ressalta que não há qualquer evidência da circulação do vírus da febre amarela no município de Goiânia entre humanos. O Zoo orienta que a população que reside em bairros próximos ao parque deve se vacinar, caso não tenha recebido duas doses.

A Pasta alerta ainda que os macacos não transmitem a febre amarela, eles são vítimas da doença. A febre amarela é transmitida apenas pela picada dos mosquitos, tanto nas pessoas como nos macacos. A vacinação só é feita em unidades de saúde devido à necessidade de verificação da situação vacinal no cartão disponível nos Cais. 

Nenhum funcionário do zoológico teve febre amarela e a princípio os animais do plantel estão sadios. O Zoológico de Goiânia recebe cerca de 7 mil visitantes por semana. 

Veja Também