Sem poder conter aglomerações, prefeituras de Pirenópolis e Rio Quente pedem conscientização

Postado em: 01-06-2021 às 15h15
Por: Carlos Nathan Sampaio
Cidades turísticas são as que mais recebem visitantes durantes feriados. Muitos, porém, nem sempre seguem os cuidados necessários para evitar a transmissão de Covid-19 | Foto: divulgação

As prefeituras das cidades de Rio Quente e Pirenópolis divulgaram, nesta terça-feira (1º/6), chamados para visitas turísticas conscientes nos respectivos municípios. Já que têm sido inevitáveis as aglomerações nestas cidades durantes os finais de semana, principalmente feriados, mesmo durante a pandemia, as gestões pedem os cuidados necessários dos visitantes para evitar a transmissão de Covid-19.

Em Rio Quente, o último decreto, publicado pela Prefeitura Municipal, estabelece que hotéis e clubes aquáticos possam atuar com 75% da capacidade de ocupação. Com isso, o município espera receber muitos turistas no feriado de Corpus Christi, de 3 a 6 de junho. De acordo com o secretário de Turismo, Romero Machado, a cidade está preparada para receber bem todos os turistas. “Todos os empreendimentos turísticos e as empresas do município estão seguindo os mais rigorosos protocolos da vigilância sanitária para que os turistas possam viajar com saúde e segurança para Rio Quente”, afirma.

Romero destaca ainda que o município mantém uma intensa fiscalização com o objetivo de coibir aglomerações e festas clandestinas. “Trabalhamos para diminuir o número de casos de Covid-19, que hoje está controlado. Além disso, toda a equipe da Secretaria de Saúde está realizando várias ações preventivas. Todos os hotéis, parques, bares e restaurantes estão trabalhando para oferecer a melhor experiência para os turistas, sempre com muita segurança e totalmente focados na saúde e bem-estar de quem visita Rio Quente”, ressaltou o secretário de Turismo.

Já outro importante destino turístico do estado de Goiás, Pirenópolis se prepara para o feriado com cuidado redobrado do poder público. Para conter aglomerações e desrespeito às normas sanitárias vigentes, a Prefeitura orienta cidadãos e visitantes sobre as ações adotadas para o feriado.

A secretária de Turismo de Pirenópolis, Vanessa Leal, explica que o município espera receber turistas conscientes neste feriado de Corpus Christi. “Sabemos que nossa cidade é um destino muito querido, principalmente pelos goianos e brasilienses”, destaca Vanessa. Ela lembra que Pirenópolis já adota o toque de recolher de meia noite às 5 horas da manhã, funcionamento de bares e restaurantes até às 23 horas e capacidade de atendimento limitada a 50%.

O objetivo das medidas anunciadas pelo município é garantir com que Pirenópolis seja um destino seguro. Uma das iniciativas nesse sentido é a realização da pesquisa de monitoramento pós-visita, realizada em parceria com o Observatório de Turismo do Estado de Goiás e GoiásTurismo. “Também fazemos testagens dos colaboradores, periodicamente, para identificar casos assintomáticos”, frisa a titular do Turismo.

Vale lembrar que os índices de contaminação no município têm se mantido baixos. “Em relação aos colaboradores do turismo esse índice é menor que 1% e toda a comunidade possui 26 casos ativos”, revela Vanessa, ao ponderar que os dados não diminuem a responsabilidade e cuidado com a prevenção à Covid-19. “Estamos prontos para receber todos àqueles que fizerem suas reservas, elas são necessárias para o acesso à cidade”, conclui Vanessa.

Compartilhe: