Início da estação seca em Goiás pode causar doenças nos olhos

Especialista alerta sobre sintomas como ausência de lágrimas, coceiras e os perigos do uso excessivo de computador e celular para a visão

Postado em: 06-06-2021 às 12h30
Por: Nielton Soares
Imagem Ilustrando a Notícia: Início da estação seca em Goiás pode causar doenças nos olhos
Especialista alerta sobre sintomas como ausência de lágrimas, coceiras e os perigos do uso excessivo de computador e celular para a visão | Foto: reprodução

No Estado de Goiás teve início no mês passado a estação seca, que segue até o mês de setembro, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O período, além de altas temperaturas, é caracterizado por baixa umidade do ar, o que pode provocar sérios problemas à saúde, mas especificamente aos olhos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade do ar ideal para o ser humano é entre 50% e 80%, sendo que índices abaixo de 30% já são considerados arriscados. Porém, em momentos mais críticos, Goiânia já chegou a registrar 12% de umidade do ar. Com a estação seca, quais problemas podem afetar os olhos?

“A saúde dos olhos é mantida por meio das lágrimas. Se o ar está mais seco há uma tendência de alterações na qualidade ou quantidade das lágrimas, causando ressecamento. Os sintomas desses ressecamentos, podem ser: ardência, coceira, visão borrada e desconforto”, detalha o oftalmologista Anicezio Ribeiro Júnior, acrescentando que esses sintomas podem agravar para um quadro de conjuntivite.

Continua após a publicidade

Além dessa doença, o especialista lembra que nos meses de junho o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) promove a Campanha do Ceratocone, no intuito de conscientização da população. A enfermidade é progressiva e é caracterizada por um afinamento e um aumento na curvatura da córnea – membrana transparente que protege o olho. O diagnóstico é astigmatismo alto e irregular que distorce a imagem captada pelo olho em maior intensidade, dependendo da quantidade de tecido corneano afetado.

Os principais sintomas apresentados são: dificuldade contínua para enxergar, sensibilidade à luz, coceira excessiva nos olhos, baixa acuidade visual, irritação visual e fadiga visual.

Cuidados

Ribeiro alerta que as orientações é nunca coçar os olhos, lavar sempre as mãos com água e sabão, assim também, usar álcool em gel. “Principalmente, neste momento de pandemia, adotar medidas antialérgicas em casa, como arejar bem o ambiente, abrindo as janelas. Usar umidificador de ambiente, hidratar bastante com água e evitar o uso prolongado de computador e celular. E claro se os sintomas persistirem procurar o oftalmologista”, alerta.

Veja Também