Investimento Social é bom para todos

Compromisso com questões sociais e ambientais tem colaborado para o desenvolvimento de pessoas, de empresas e da sociedade

Postado em: 04-04-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Investimento Social é bom para todos
Compromisso com questões sociais e ambientais tem colaborado para o desenvolvimento de pessoas, de empresas e da sociedade

Da redação

Há cinco anos, concluir o Ensino Médio, pensar em um curso superior e na evolução da carreira eram perspectivas bem distantes na vida do carpinteiro Adilton Ramos do Bonfim (42 anos). No entanto, tudo mudou. Ele abriu seus horizontes ao ingressar no Programa Educação para Jovens e Adultos oferecido pela empresa em que trabalha, a Consciente Construtora e Incorporadora. Adilton e seus outros 16 colegas de sala, que fazem parte do projeto se formaram na última sexta-feira (31), são uma prova prática dos benefícios de se investir em ações de Responsabilidade Social Empresarial.

Aluno do terceiro ano do Ensino Médio, o ex-trabalhador rural natural de Ituberá (BA), pode concluir os estudos, interrompidos por quase 20 anos e retomados há cinco. Isso graças ao projeto Ensino Consciente, realizado em parceria entre Consciente Construtora e Incorporadora e o Serviço Social da Indústria (Sesi). A formatura reuniu 26 alunos de duas turmas, uma do 3º ano do Ensino Médio e outra do 9º ano do Ensino Fundamental.  Esta é a quarta formatura do projeto e a primeira de estudantes no Ensino Médio. 

Continua após a publicidade

Vivendo há 20 anos em Goiânia, Adilton diz que deu, por meio do projeto, um passo importante rumo ao seu objetivo de mudar de vida. “Parei os estudos na 6ª série. Era preciso trabalhar para ajudar a família. Com ajuda da Consciente construtora, felizmente deu certo. Quero ser mestre de obras”.

Investimento viável

A história de Adilton é um ótimo exemplo, entre muitos, que demonstra a importância da Responsabilidade Social para o desenvolvimento de pessoas, empresas e comunidades. Cada vez mais presentes nas empresas modernas, esse conceito é fruto do envolvimento das organizações com questões sociais, ambientais e econômicas, que dizem respeito à divisão de ganhos com seus diversos públicos.

Pioneiro em Goiás nessa questão de responsabilidade social empresarial, o diretor-presidente da Consciente Construtora e Incorporadora, o engenheiro Ilézio Inácio Ferreira, explica que esse é um investimento de longo prazo que se converte em benefícios para a comunidade, mas também em valores inestimáveis para empresa, como agregar aos seus produtos e serviços o respeito às pessoas e ao meio em que elas vivem. “Ações desse tipo geram vínculos positivos com a sociedade, agregam valor à marca e aproximam as empresas de seus públicos de interesse. Colaboradores, por exemplo, têm sua autoestima aumentada e se fidelizam à companhia, diminuindo, com isso, a rotatividade”.

Valores

Realizado desde 2009, o Projeto Ensino Consciente é uma das diversas ações desenvolvidas pela Consciente Construtora e Incorporadora. De acordo com Ilézio, o projeto é um exemplo de que as empresas podem proporcionar para pessoas, coisas muito mais valiosas do que um bom salário. “Sabermos que, por meio do estudo, indivíduos possuem mais chances de desenvolvimento pessoal e crescimento profissional. Assim, o objetivo do projeto é contribuir para a inclusão social e despertar o interesse coletivo pelo estudo, além de incentivar aqueles que não tiveram essa oportunidade. O incentivo ao estudo reflete positivamente na produtividade e no clima organizacional da empresa”.

De acordo com o executivo, o investimento estratégico nesse assunto tem apresentado resultados. Desde a criação do Departamento de Responsabilidade Socioambiental, em 2008, a empresa vem conquistando diversos prêmios e reconhecimentos regionais e até nacionais. Prêmio CBIC de Responsabilidade Social, Mais Admirados em Responsabilidade Social, Prêmio CREA Goiás de Meio Ambiente e Selo Verde do Instituto Chico Mendes são alguns deles. “Com essa atuação, nos tornamos uma marca lembrada pelo trabalho social e ambiental. Isso para nós não tem preço. Também nos orgulhamos de ter um quadro de pessoal extremamente comprometido com a organização, e maior prova disto é que temos o menor índice de rotatividade de mão de obra do setor da construção”, afirma Ilézio.

O diretor-presidente da Consciente reforça que a empresa ganha visibilidade quando investe em ações socioambientais e aumenta o relacionamento com os stakeholders: clientes, colaboradores, fornecedores. “Existe uma relação mútua de ganho entre os públicos e a organização: o ganho com a solução da necessidade pela alternativa sustentável e o ganho pela solução dos problemas com retorno de marca e financeiro. Ganhamos no valor agregado da marca e a eficiência de uma gestão sustentável, levando nossas organizações ao sucesso em longo prazo”.

Mais ações

Ancorada no tripé da sustentabilidade, que envolve atuações sociais, ambientais e culturais, a Consciente desenvolve também projetos como o Circuito Arte Consciente e Academia na obra. O primeiro, com objetivo de favorecer o relacionamento com a comunidade, consiste na promoção de atividades culturais como teatro, cinema, brincadeiras antigas e oficinas artísticas de forma gratuita. Desde 2012, os eventos são realizados sempre no terceiro domingo de cada mês, de agosto a dezembro, na Praça Conceito Consciente, no Setor Marista. Lançado em 2012, o projeto Academia na Obra tem como objetivo oferecer aos colaboradores das obras a oportunidade de praticar musculação e ergometria, no ambiente de trabalho, após o expediente. Além da doação de equipamentos por parte do Sesi, colaboradores produziram mais de 26 pares de halteres e 15 outros tipos de equipamentos com latas de tinta, canos de PVC, barras de ferro, concreto, mangueira e madeira, confeccionados com observância das normas da ABNT.

 

Veja Também