Programa ID Jovem pode beneficiar 400 mil estudantes

Cerca de 400 mil jovens podem ser beneficiados pelo Programa do governo federal ID Jovem em Goiás, instituído por meio do Decreto

Postado em: 05-04-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa

Cerca de 400 mil jovens podem ser beneficiados pelo Programa do governo federal ID Jovem em Goiás, instituído por meio do Decreto 8.537/2015, gerido pela Secretaria Nacional da Juventude e lançado oficialmente no Estado no último dia 31, durante abertura do Fórum Nacional de Gestores e Secretários de Juventude (Forjuve) realizado em Goiânia no Oliveira’s Place.

Em todo o Brasil, a expectativa é de que 18 milhões de pessoas sejam contempladas. A ação regulamenta o Estatuto do Jovem e democratiza o acesso desta população a atividades de lazer e esportivas e ao serviço de transporte público.

Por meio do ID Jovem, jovens na faixa etária de 15 a 29 anos e com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico têm direito à meia passagem em eventos artísticos, culturais e esportivos. Além disso, é assegurado o direito à reserva de duas vagas gratuitas e duas com desconto de 50% em viagens interestaduais em ônibus, trens ou embarcações, depois de já ocupados os dois assentos gratuitos.

Continua após a publicidade

No Estado de Goiás a Superintendência da Juventude, ligada à Secretaria de Governo (Segov), criará um Comitê Gestor com a participação de vários membros (Procon, Segov, MP, ANTT, Defensoria Pública, Conselho Estadual da Juventude, entre outros) que será responsável pela fiscalização e organização do programal.

Segundo o superintendente da Juventude da Segov, Leonardo Felipe, essa é uma ação social de grande importância porque não são apenas os jovens estudantes que são beneficiados, mas também aqueles que estão desempregados e que são empreendedores, que precisam de oportunidades nesta fase da vida, principalmente em se tratando do momento de crise financeira que o país enfrenta.

Cadastro pelo site

O usuário deve acessar o site do Programa e informar seus dados cadastrais, de acordo com o cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Após fornecer as informações, o cartão virtual do ID Jovem será gerado. Ele pode ser salvo como imagem e impresso para utilização. No caso do cartão impresso, é importante que os dados pessoais e o QR Code estejam legíveis, pois poderão ser verificados pelo estabelecimento. Não há necessidade, no entanto, de fazer a impressão em cores ou em papel especial.

Para ter acesso aos eventos esportivos e culturais ou gratuidade/desconto nos meios de transportes interestaduais, o jovem tem que apresentar o seu cartão ID Jovem tanto durante a compra do ingresso ou bilhete, quanto na entrada do evento ou no embarque.  

Veja Também