Hospital amplia atendimento na rede estadual

Com o objetivo de favorecer o atendimento de usuários que antes não eram contemplados pelo Materno Infantil (HMI), tendo em vista limitações

Postado em: 06-04-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa

Com o objetivo de favorecer o atendimento de usuários que antes não eram contemplados pelo Materno Infantil (HMI), tendo em vista limitações relativas ao perfil da unidade, será assinado hoje um Termo de Cooperação Técnica ao Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) e ao Instituto de Gestão e Humanização (IGH) para realização de cirurgias de pacientes pediátricos, menores de 14 anos.

“A partir de agora, as duas unidades assumirão as cirurgias eletivas, de acordo com as idades, nas especialidades de urologia, otorrinolaringologia e cirurgia plástica, exclusivamente pediátricas. Isso permitirá que se desafogue uma fila de espera de cirurgias eletivas”, explica o secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela. Já os pacientes maiores de 12 anos do Centro de Reabilitação de Fissuras Lábio-Palatinas (Cerfis), do HMI, terão assegurados a continuidade dos procedimentos na especialidade bucomaxilofacial e cirurgia plástica realizados no Hospital Alberto Rassi.

De acordo com o diretor técnico do HGG, Rafael Nakamura, as principais cirurgias realizadas por meio dessa parceria serão a criptorquidia (testículo escondido), circuncisão, retirada das amígdalas, retirada de adenoide, lesões nasais e labiopalatinas.  Segundo os registros do Núcleo Interno de Regulação (NIR) do HMI, 141 procedimentos aguardam para serem realizados nessas áreas. Nas especialidades de urologia e otorrinolaringologia pediátrica, cerca de 30 crianças são atendidas no ambulatório do HMI e também poderão ser beneficiadas com a parceria. Já no Cerfis, aproximadamente 250 pacientes, acima de 12 anos, fazem acompanhamento nas áreas de cirurgia plástica e bucomaxilofacial.

Continua após a publicidade

Para a diretora técnica do HMI, Sara Gardênia, a união de duas fortes unidades de saúde, referências em Goiás nas áreas de Pediatria e Cirurgia Geral, mostra a boa intenção em garantir uma assistência integral e de excelência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Veja Também