Trindade proíbe abertura de igrejas na Festa do Divino Pai Eterno

Postado em: 12-06-2021 às 08h56
Por: Daniell Alves
Tradicional celebração será comemorada virtualmente pelo segundo ano consecutivo | Foto: Reprodução

Pelo segundo ano consecutivo, a Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade, será de forma virtual devido à pandemia do Coronavírus. A prefeitura da cidade publicou um decreto que estabelece novas restrições que deverão ser seguidas durante a tradicional festa. Entre as regras estão a proibição da abertura de igrejas e a entrada de comitivas na cidade.

O decreto foi publicado nesta semana e também proíbe o funcionamento de hotéis e pousadas durante o evento, que acontecerá entre os dias 25 de junho e 4 de julho. Caso as medidas sejam descumpridas, os responsáveis podem levar multa entre R$ 73 a R$ 36 mil e interdição das atividades comerciais, industriais e de serviços. 

O Prefeito do município, Marden Júnior (Patriota), informou que nos dias de festa também serão montadas barreiras sanitárias nas entradas da cidade para orientar e evitar a entrada de turistas no município. “Cada barreira contará com servidores da saúde e de fiscalização, inclusive policiais, para coibir a entrada daqueles citados no decreto e entrega de material de orientação sanitária”, explicou.

Restrições 

Entre as restrições que constam no documento estão a realização de quaisquer atividades que resultem em aglomerações de pessoas. Está proibida a abertura do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, Igreja Matriz, Igreja do Santíssimo Redentor, Igreja de Santa Luzia ou qualquer outra igreja católica das do município; Celebração religiosa – missas, novenas, terços, procissões, vigílias e similares – com a presença de público. 

O decreto também impede o funcionamento de hotéis, pousadas e similares, ressalvado o atendimento de profissionais da saúde e mensalistas, além da realização da feira livre denominada “Terra” e as realizadas aos domingos ou instalação de barracas, bancas, quiosques e similares;

Nas regiões 1 e 2 do Município, bares, “botecos”, restaurantes, distribuidora de bebidas, açaíterias, lanchonetes, pitdogs, hamburguerias, sanduicherias, pizzarias e similares, após as 18h, só poderão funcionar exclusivamente nas modalidades sistema pegue e leve, drive thru e entrega, sendo proibido qualquer consumo no local. Além disso, é proibido qualquer tipo de autorização de uso de áreas públicas (alvarás), por parte do Poder Executivo Municipal.

Cenário se repete

No último ano, a tradicional festa da cidade também foi cancelada de modo presencial para evitar aglomerações. O Prefeito à época assinou um documento dispondo do cancelamento da romaria foi assinado pelo prefeito, formalizando diversas medidas adotadas pelo município. Dentre elas, estava a proibição do funcionamento do comércio, shows e uso de áreas públicas para montagem de barracas e similares.

Goiás tornou-se o endereço de muitas igrejas históricas que celebram festas de padroeiros e datas religiosas, com procissões e missas festivas. O Município de Trindade é um exemplo disso e chegava a receber mais de três milhões de pessoas na Romaria do Divino Pai Eterno. 

Casos

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da cidade, nas últimas 48 horas foram registrados 83 novos casos de Covid-19 e outros 73 pacientes foram curados. A Prefeitura também ampliou a vacinação contra Covid-19 para moradores com 50 anos ou mais. “A ampliação para mais idades acontece devido ao número de doses recebidas e estimativa de habitantes”, afirma Cristiano Galindo, presidente do Gabinete de Operações de Emergência e Saúde (GOE-Covid-19). 

Também podem receber a primeira dose moradores que estão incluídos no Plano Nacional de Imunização, sendo as que apresentam comorbidades (de acordo com o PNI), pessoas com deficiência permanente, profissionais da educação e motoristas com CNH categoria D ou E (caminhoneiros).

Os idosos que devem receber a segunda dose também precisam comparecer aos pontos de vacinação. Para ser vacinado, primeira e segunda doses, é necessário fazer o agendamento pelo aplicativo Trindade Com Você, ou pelo site da Prefeitura de Trindade (https://www.trindade.go.gov.br). Os locais para vacinação no município são o Parque Lara Guimarães (pedestres e drive-thru) e a UBS Maria Abadia de Jesus Silva, no Jardim das Oliveiras, Região Leste. Para receber a vacina é preciso apresentar documento de identificação pessoal com foto, CPF e comprovante de endereço em Trindade, originais e cópias. (Especial para O Hoje)

Compartilhe: