Ruas recapeadas ficam semanas sem sinalização

Secretaria calcula que 267 vias já foram sinalizadas das 639 que receberão a pintura

Postado em: 18-06-2021 às 07h49
Por: João Paulo
Imagem Ilustrando a Notícia: Ruas recapeadas ficam semanas sem sinalização
Secretaria calcula que 267 vias já foram sinalizadas das 639 que receberão a pintura | Foto: Jota Eurípedes

Meses após receberem uma nova camada asfáltica, várias ruas de Goiânia ainda não receberam sinalização horizontal. A falta de diversos avisos acabam prejudicando motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres e aumenta o risco de acidentes nesses locais. Setores como Bueno, Sul e Marista são os que mais sofrem sem nenhuma sinalização sobre o novo asfalto.

O Hoje percorreu algumas vias da cidade e constatou a situação. A Rua T-64 está com seu trecho todo revitalizado, mas sem nenhum tipo de sinalização inserida no local. O mesmo acontece com vias que fazem confluência com ela: avenida T-4 e ruas T-36, T-37 E T-38. As vias não contam com o aviso de “Pare” e nem de sinalização para dividir as faixas de rolamento.

O mesmo se repete no cruzamento da Rua T-55 com a Rua 9, no Setor Marista. O tráfego no local é intenso devido a shopping, escolas, clínicas e hospitais que têm na região. A Rua 115 é outra que recebeu novo asfalto, mas nada de ter uma sinalização pintada na via que sai da Rua 90 e leva até a Avenida Fuad José Sebba.

Continua após a publicidade

Em outros pontos, a recuperação realizada pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) recebeu parcialmente a sinalização do solo. A Rua C-233 recebe muitos veículos que saem na Praça Wilson Sales – popularmente conhecida como Praça da Nova Suíça – com destino à Avenida T-9. A mesma via recebeu a demarcação de rótulas nos cruzamentos com as ruas C-244 e C-177, mas até o momento o serviço não foi formalizado.

O cruzamento entre as Ruas C-139 e C-182, na divisa entre os bairros Jardim América e Nova Suíça, está confuso devido à falta de uma rotatória que controlava o fluxo da encruzilhada. A Avenida C-182 foi recapeada, mas apenas parte dela está sinalizada. Ao lado do poste com a placa de identificação das vias na esquina estão os restos do que um dia compunha a rotatória do cruzamento.

Após o recapeamento da Rua C-183, também no Jardim América, uma rotatória localizada na esquina com a Rua C-180 desapareceu. A sinalização horizontal da pista, com sinais de “Pare” e sentido do tráfego também não foram pintadas.

A reportagem também averiguou que falta sinalização horizontal em toda extensão da Avenida C-107, no Setor Jardim América e no cruzamento da Avenida T-8 com a Avenida Portugal, no Setor Marista.

A falta de sinalização não é um problema muito difícil de se encontrar em Goiânia. Em uma breve volta na cidade, é possível encontrar diversas ruas e avenidas sem nenhuma sinalização horizontal de trânsito. Além das vias que passaram pelo programa de recapeamento, outras estão com a pintura apagada devido à ação do tempo.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) “esclarece que há uma força tarefa com equipes trabalhando 24 horas todos os dias da semana para levar sinalização vertical e horizontal às ruas da Capital, sejam elas com nova massa asfáltica, seja no sentido de reforçar a sinalização já existente.”

O texto ressalta ainda que “é importante destacar que o trabalho de recapeamento tem oito meses à frente devido ao processo de licitação da sinalização. Além disso, é necessário esperar no mínimo 15 dias até que o novo asfalto esteja completamente seco para então receber a sinalização.”

Segundo a pasta, as equipes que fazem recapeamento na cidade estão divididas em toda a região da cidade. A SMM afirma que 267 vias já receberam a sinalização das 639 que são previstas. “Foram 58.002,76 metros quadrados de sinalização implantada e 59.752,10 metros quadrados em execução, com isso o trabalho de sinalização implantada chega a 20% e 21% em execução, diante de 42% de recapeamento.”

Projeto atrasado

Iniciado no final de abril e prevista para ser concluída até o fim do ano passado, o programa de reconstrução asfáltica da Prefeitura de Goiânia reconstruiu apenas 225 quilômetros dos 630 previstos naquele ano. A área total de recapeamento abrange 2.026.331,72 de metros quadrados. Trinta e três vias de 15 setores estão com serviços parcialmente concluídos, aguardando o microrrevestimento em alguns trechos e a sinalização horizontal, que é executada após a cura da massa asfáltica. Em outras oito, os trabalhos estão em processo de execução. A nova previsão de término é para novembro de 2021.

A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos da Prefeitura de Goiânia (Seinfra) informa que as vias que estão sendo e que serão reconstruídas foram selecionadas considerando a intensidade do tráfego e a densidade demográfica da via e os serviços são executados com base em critérios originários de ensaios de pavimento e de análise visual de trincamento, conforme norma do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Os resultados desses ensaios determinam qual solução de recuperação deve ser aplicada ao pavimento. (Especial para O Hoje)

Veja Também