Memes e oportunismo: após 12 dias de buscas por Lázaro, internet transforma operação em um circo

De deputada federal armada em helicóptero e pessoa fingindo ser policial a avalanches de piadas sobre o caso e intolerância religiosa, suspeito de matar quatro integrantes de uma família continua foragido

Postado em: 20-06-2021 às 14h41
Por: Carlos Nathan Sampaio
Imagem Ilustrando a Notícia: Memes e oportunismo: após 12 dias de buscas por Lázaro, internet transforma operação em um circo
De deputada federal armada em helicóptero e pessoa fingindo ser policial a avalanches de piadas sobre o caso e intolerância religiosa, suspeito de matar quatro integrantes de uma família continua foragido | Foto: reprodução

São quase duas semanas de buscas a Lázaro Barbosa, de 32 anos, suspeito de matar 4 pessoas de uma família em Ceilândia, no Distrito Federal, e, apesar de ser um assunto sério, a procura, que entrou no 12° dia neste domingo (20/06), virou um verdadeiro circo. Desde o início da operação que envolve centenas de profissionais da Segurança Pública, são diversos os contratempos envolvendo o caso, além da falta de sensibilidade do que vem sendo divulgado na internet.

Já houveram centenas de memes sobre o assunto, o transformando em piada, denúncia de intolerância religiosa por parte da imprensa e dos próprios policiais, ao relacionar itens de bruxaria do suspeito com satanismo e sobre profissionais da segurança invadirem terreiros de forma truculenta, uma pessoa se passando por policial – já presa – e até mesmo o oportunismo da deputada federal Magda Mofatto (PL) que divulgou um vídeo armada em um helicóptero dizendo que iria achar o suposto assassino.

Enquanto a internet e algumas pessoas usam o assunto para engajar nas redes sociais ou com motivos escusos, vale lembrar que há famílias apreensivas sobre o caso. Tanto familiares das vítimas, supostamente mortas por Lázaro, quanto os moradores da região do Entorno de Brasília. Além disso, a própria Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP-GO) já reforçou que fake news (podemos incluir aqui, também, uma quantidade desnecessária de piadas e memes sobre o assunto), atrapalham, e muito, as buscas pelo suspeito.

Continua após a publicidade

Sobre est 12º dia de buscas, a força-tarefa segue com barreiras em estradas de terra e rodovias nas regiões de Cocalzinho e Águas Lindas de Goiás. A base de comando, localizada no distrito de Girassol, de Cocalzinho, conta com equipes das forças especializadas de segurança e cães farejadores, além de policiais que seguem no mato em buscando fugitivo.

Em nota, a SSP disse que as buscas ainda estão em andamento e que as equipes “estão cada dia mais conhecedoras das peculiaridades da área de atuação e do perfil de ação de Lázaro”. Ainda de acordo com o órgao, Lázaro invadiu, ao menos 11, fez 4 pessoas de reféns, que já foram resgatados com vida, e mais 4 trocas de tiros com policiais e um caseiro.

Histórico das buscas

Na última sexta-feira (11), Lázaro roubou um veículo e fugiu para Cocalzinho de Goiás, colocando fogo no carro; No sábado (12), invadiu uma fazenda e colocou fogo em uma casa. Neste dia, ele atirou em três pessoas e fez um caseiro refém; no domingo (13), o suspeitou teria roubado um carro para fugir e foi visto na BR-070, abandonando o veículo.

Nesta segunda-feira (14), o suspeito foi filmado por câmeras de monitoramento e teria dormido em um galpão de uma chácara, ainda em Cocalzinho; na terça-feira (15), uma moradora de uma fazenda filmou os policiais durante buscas em sua propriedade onde Lázaro teria passado durante a fuga. Ainda na terça, ele sequestrou três membros de família em outra chácara, mas que foram liberados sem ferimentos; ele ainda atirou em dois policiais, que foram atingidos de raspão e já tiveram alta.

Nesta quarta-feira (16), Lázaro Barbosa teria sido visto por um morador em uma área rural, ainda em Cocalzinho e, nesta quinta-feira (17), a polícia retomou as buscas em matas da região e mudou a base de operação pela segunda vez, indo para uma escola no distrito de Girassol, como afirmado anteriormente.

Na sexta-feira (18), o secretário de segurança pública, Rodney Miranda, disse que teria visto Lázaro e, segundo a PRF, ele foi visto em um chiqueiro durante a tarde, mas fugiu novamente para a mata. No sábado (19), uma grande movimentação de policiais aconteceu na região de Águas Lindas, após um morador afirmar ter visto Lázaro em uma gruta da região.

Veja Também