Vacinação em gestantes sem comorbidades retorna hoje

Postado em: 21-06-2021 às 07h45
Por: Daniell Alves
Gestantes sem comorbidades já podem se vacinar contra a Covid-19, na Área 1 da PUC | Foto: Reprodução

A vacinação das gestantes sem comorbidades é retomada hoje (21) das 8 às 16 horas, exclusivamente na Área 1 da PUC Goiás, sem necessidade de agendamento. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, o reforço da Coronavac para quem ainda não tomou (os atrasados) também continua a ser aplicado na UPA Jardim América, das 8 às 17 horas, hoje e amanhã.

A documentação necessária para cada grupo, bem como os endereços dos postos de vacinação podem ser verificados pelo site oficial da Prefeitura goiania.go.gov.br/imunizagyn. Desde o último sábado (19), a Prefeitura de Goiânia vacina pessoas com 50 anos ou mais, sem comorbidades e trabalhadores da Educação do ensino superior, cursos profissionalizantes e Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

O atendimento para todos os grupos será exclusivamente por agendamento por meio do aplicativo Prefeitura 24 horas. A campanha de vacinação na capital continua atendendo pessoas com comorbidades e deficiências, trabalhadores da saúde, educação (infantil, fundamental e médio) e estagiários das duas áreas (educação e saúde) que atuam em Goiânia. O atendimento de todo este público também obedecerá agendamento via aplicativo Prefeitura 24 horas.

Novo lote

O Governo de Goiás recebeu, na tarde de ontem (20), 235 mil doses de vacinas contra a Covid-19 da AstraZeneca, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Após a chegada, o carregamento é encaminhado para a Central Estadual de Rede de Frio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), na Capital.

Essa nova remessa deverá ser usada como segunda dose em todos os 246 municípios goianos. Assim que passarem pelo processo de conferência na Central Estadual de Rede de Frio, as vacinas serão encaminhadas, conforme intervalo recomendado entre a primeira e segunda aplicação, para que as cidades prossigam com as ações do Programa Nacional de Imunizações contra a Covid-19 e imunize os grupos contemplados na campanha. Com esse novo carregamento, Goiás atinge a marca de 3.638.830 doses já recebidas desde o início da campanha, em janeiro deste ano.

O último levantamento realizado pela SES-GO apurou que, referente à primeira dose, foram aplicadas 1.977.860 doses das vacinas contra a Covid-19 em todo o Estado. Em relação à segunda dose, foram vacinadas 685.753 pessoas. Esses dados são preliminares e coletados no site Localiza SUS do Ministério da Saúde.

Há 655.050 casos de doença pelo coronavírus 2019 (Covid-19) no território goiano. Destes, há o registro de 624.429 pessoas recuperadas e 18.470 óbitos confirmados. No Estado, há  487.029 casos suspeitos em investigação. Já foram descartados 285.659 casos. Além disso, são 18.470 óbitos confirmados de Covid-19 em Goiás até o momento, o que significa uma taxa de letalidade de 2,82%. Há 349 óbitos suspeitos que estão em investigação. (Especial para O Hoje)

Compartilhe: