Sem sucesso, buscas por Lázaro entram no 14º dia

Suspeito é experiente e conhecedor da região

Postado em: 22-06-2021 às 10h01
Por: Daniell Alves
Imagem Ilustrando a Notícia: Sem sucesso, buscas por Lázaro entram no 14º dia
Suspeito é experiente e conhecedor da região | Foto: Reprodução

As buscas por Lázaro Barbosa, suspeito de chacina no Distrito Federal, já entram no 14º dia. A força-tarefa para capturar o homem reúne mais de 200 policiais durante os últimos dias. Na manhã de ontem (21), informações sobre o possível paradeiro do suspeito foram dadas à polícia de Cocalzinho de Goiás. Uma mulher afirma ter visto um homem com uma mochila nas costas e mancando, no quintal do loteamento Residencial Águas Bonitas, em Águas Lindas de Goiás.

Ela teria entrado em contato com a polícia, mas como não obteve retorno preferiu ir à base policial. No domingo (20) e na segunda-feira (21), agentes policiais realizaram buscas intensas em Cocalzinho na tentativa de capturar Lázaro. Ele é suspeito de cometer um quádruplo latrocínio em Ceilândia, no DF, além dos crimes em Goiás. Nos últimos dias, o indivíduo invadiu propriedades rurais da região do Entorno, fez três pessoas reféns e baleou outras quatro, entre elas, um policial militar.

O PM, que foi atingido de raspão, chegou a ser levado ao Hospital de Urgências de Anápolis (Huana), mas já está em casa. O indivíduo possui uma condenação por homicídio, no Estado da Bahia e é também procurado no DF e em Goiás por crimes de roubo, estupro e porte ilegal de arma de fogo.

Continua após a publicidade

Fake news

Mais de 200 policiais estão envolvidos, 24 horas por dia, na operação comandada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO). Também participam equipes do DF e das policiais Rodoviária Federal e Federal. O chefe da pasta, Rodney Miranda, falou durante coletiva de imprensa sobre o combate que tem sido feito pelas equipes, que frequentemente precisam lidar com fake news.

Segundo o titular da SSP-GO, essas situações têm provocado, muitas vezes, interferências na operação. “É um problema sim. Não só essa fake news [de que Lázaro estaria em um cemitério], como outra de que ele já havia sido baleado, que já estava morto. Tudo isso atrapalha, porque não só a nossa Inteligência, como as unidades de operação, tem que checar. Às vezes a gente deixa de atender mais rapidamente uma informação procedente, para atender uma que não tem relevância”, ressaltou.

Padrão de comportamento

De acordo com o secretário, as equipes de Inteligência identificaram um padrão, na atuação do suspeito, que está sendo analisado. “Temos informações de que esse modus operandi [forma de atuação] dele já se repetiu alguns anos atrás na Bahia e ele ficou 15 dias no meio do mato, sem comida e sem água”, disse. “Nós estamos acreditando que ele está mantendo o padrão, mas está cada dia mais desgastado e cometendo erros, e é nesses erros que nós vamos pegar ele”, completou.

“Pai dedicado”

Lázaro é casado há cerca quatro anos e pai de dois filhos, um menino de 4 anos e uma menina de 2. De acordo com a mulher dele, que prefere não se identificar, o homem é um “pai dedicado”. Ela relata que a filha do casal quase todos os dias chama por ele. Segundo a esposa, o outro filho do suspeito é de um relacionamento anterior.

Após o rosto dele ser estampado na mídia, a mulher afirma que ficou em estado de choque com os crimes cometidos por ele nos últimos dias e teme por sua morte. Ela conta que conheceu o marido por intermédio de uma tia do homem, que é amiga da família dela.

Diante de todos os acontecimentos envolvendo o nome de Lázaro, a moça afirma estar decepcionada com o comportamento do parceiro e revela que ele teria tentado abandonar a vida do crime diversas vezes. “A gente não sabe o que aconteceu na mente e no coração dele. A ficha não caiu”, avaliou.

Disque-denúncia

As forças policiais procuram o fugitivo com helicópteros, cães farejadores e drones, além das estratégias de inteligência da SSP. Além disso, um disque-denúncia foi criado para reforçar as informações sobre o criminoso em fuga. Quem tiver informações relevantes pode encaminhar para o telefone (61) 9 9839-5284.

A força-tarefa faz barreiras em estradas de terra e rodovias nas regiões de Cocalzinho e Águas Lindas de Goiás. (Especial para O Hoje)

Veja Também