44 ônibus reforçam transporte público em horário de pico

Para o Ministério Público (MP-GO) a demanda ainda não atende às exigências. Já a CMTC alega que a medida fortalecerá as demandas de usuários em terminais da cidade

Postado em: 11-04-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: 44 ônibus reforçam transporte público em horário de pico
Para o Ministério Público (MP-GO) a demanda ainda não atende às exigências. Já a CMTC alega que a medida fortalecerá as demandas de usuários em terminais da cidade

Wilton Morais 

Na tentativa de evitar grandes aglomerações nos terminais de Goiânia e atender a uma ordem do Ministério Público de Goiás (MP-GO), a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) disponibilizou 44 ônibus, para garantir o horário de saída previsto nos terminais, durante o horário de pico. De acordo com a Companhia, os veículos estão divididos em 17 terminais e linhas alimentadoras, que levam o passageiro do bairro ao terminal. 

Conforme a CMTC, os horários em que os ônibus serão disponibilizados consistirão das 6 às 9 horas e das 16 às 20 horas. Sem a medida, em dias comuns esses horários são responsáveis para que motoristas não tenham como parar nos pontos fora do terminal, devidos à superlotação. Os veículos também serão utilizados em linhas com maior demanda no horário de pico. 

Continua após a publicidade

Apesar do apoio, a inserção dos veículos ainda não atende às recomendações feitas pela promotora Leila Maria de Oliveira. Na semana passada, o MP recomendou que a Companhia garantisse a inserção de mais cinco ônibus, em 32 linhas específicas. O documento assinado pelo MP também solicita a contratação de dois seguranças para organizar filas nos terminais da cidade. 

Para o MP é necessário a incrementar 80 novos veículos na frota. Por fim, e de forma detalhada, a promotoria solicitou que um estudo sobre a quantidade de ônibus que circulam em cada linha e os horários de cada viagem, fosse apresentado. Sem data prevista, a CMTC informou que as demais recomendações serão avaliadas e discutidas em reunião na Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC). 

Conforme a CMTC, os terminais que receberam parte dos 44 ônibus foram os mais críticos, entre os quais estão o Terminal Praça A e Bandeiras, que ambos receberam cinco veículos, e, os terminais Praça da Bíblia, Cruzeiro e Garavelo que possuem quatro ônibus em reserva. O presidente da CMTC, Fernando Meirelles, ainda visitou na tarde de ontem (10), o terminal Praça da Bíblia, para averiguar o efeito do aumento da frota. Ainda segundo a CMTC, todos os 17 terminais que receberam o reforço já possuem organizadores de fila. 

Segundo o Ministério Público, a CDTC juntamente com as empresas que presta o serviço público de transporte coletivo, em Goiânia, só poderá reajustar a tarifa com a apresentação das medidas de melhoria. Para o órgão os efeitos realizados até o momento ainda não atendem a necessidade do usuário. 

Veja Também