Colaboradores do Teleconsulta recebem orientações

Profissionais que dependem da voz para o trabalho, os agentes de atendimento da Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta participarão, nesta

Postado em: 11-04-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa

Profissionais que dependem da voz para o trabalho, os agentes de atendimento da Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta participarão, nesta terça-feira, às 7h30 e às 14 horas, de diversas atividades em comemoração ao Dia Mundial da Voz, celebrado no dia 13 de março. O objetivo das ações é alertar os colaboradores para os problemas de saúde que podem afetar a voz, prevenção de danos às cordas vocais, além de alimentos que auxiliam na limpeza e conservação. 

A atividade está sendo promovida pela Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (Cipa) do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) e o cronograma prevê palestra e dinâmica sobre cuidado com a voz e aquecimento vocal e apresentação de vídeo informativo sobre a importância do uso adequado da voz. Os temas serão abordados pelas fonoaudiólogas Lucy Jane Dantas, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), e Virgília Reis, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). 

Lucy Jane destaca que a voz é fundamental para os colaboradores do Teleconsulta. “Esses agentes utilizam a voz como instrumento de trabalho. Então para manter essa voz saudável, é importante que sejam realizados exercícios de aquecimento vocal, a fim de prevenir qualquer tipo de doença que possa aparecer”, explica. A fonoaudióloga diz ainda que os agentes poderão tirar dúvidas durante a ação educativa e, se necessário, serão encaminhados a um profissional de Otorrinolaringologia para um diagnóstico detalhado. 

Continua após a publicidade

Outra iniciativa em comemoração ao Dia Mundial da Voz no Teleconsulta será a distribuição de maçãs e folders informativos aos colaboradores. A fruta é considerada uma espécie de escova de dente natural, pois ajuda na limpeza bucal e sua ação adstringente favorece a sensação de frescor. Outro fator importante é que a mastigação da fruta estimula a produção de saliva, o que mantêm hidratada a região da garganta, evitando a sensação de boca seca que tanto atrapalha ao falar.

Veja Também