Quinta-feira, 28 de março de 2024

Nova cepa do Covid-19 é registrada no Rio de Janeiro

Foi identificada no estado do Rio de Janeiro uma nova variante da Covid-19, isto foi afirmado pelo pelo secretário de estado de

Postado em: 23-06-2021 às 08h54
Por: Pedro Jordan
Imagem Ilustrando a Notícia: Nova cepa do Covid-19 é registrada no Rio de Janeiro
Ela já infectou seis pessoas no estado, e foi denominada como 'P5'. Foto: Reprodução

Foi identificada no estado do Rio de Janeiro uma nova variante da Covid-19, isto foi afirmado pelo pelo secretário de estado de Saúde, Alexandre Chieppe. A “P5”, como ela foi denominada, teve um caso registrado na cidade de Porto Real, no sul do estado.

A pessoa que teve essa variante descobriu em um exame de rotina, e ele não tem mais a doença. Somente o estado do Rio teve essa cepa encontrada até o momento, mas, a OMS reforça que isso não significa que ela tenha tido sua origem naquele local.

Segundo a Rede Corona Ômica, de observação da Covid-19, seis pessoas já foram infectadas pela nova linhagem no estado do Rio de Janeiro, sendo cinco no município de Porto Real e um em Barra Mansa.

Continua após a publicidade

“Nós estamos reanalisando os bancos de genomas disponíveis publicamente para sabermos exatamente o quão dispersa ela está, mas resultados iniciais indicam que ela ainda possui frequência bem baixa no estado”, disse a pesquisadora Alessandra Lamarca, do laboratório de bioinformática do LNCC em entrevista a CNN. Segundo ela, o genoma passará por uma nova análise.

Lamarca reforçou que ainda é cedo para dizer se esta nova variante é mais ou menos transmissível , ou mesmo se pode gerar impactos mais fortes no organismo dos infectados.

“Mas como ela possui algumas mutações de interesse, nós estamos monitorando com atenção”, afirma a pesquisadora.

Veja Também