Última etapa da campanha de vacinação contra o vírus da Inluenza segue até julho

Quem já tomou a vacina contra a Covid-19 pode ser vacinado também contra a gripe

Postado em: 23-06-2021 às 17h28
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Última etapa da campanha de vacinação contra o vírus da Inluenza segue até julho
Quem já tomou a vacina contra a Covid-19 pode ser vacinado também contra a gripe | Foto: Jucimar Sousa

222.745 pessoas já se vacinaram em Goiânia contra o vírus da Influenza. Sendo 41,1% da cobertura vacinal, a terceira e última etapa da campanha de vacinação segue até 9 de julho com o objetivo de imunizar o maior número de goianos. Ainda que a média supere os índices nacionais, há ainda dúvidas sobre a vacinação e sua importância.

Confira abaixo algumas respostas sobre a vacinação contra o vírus da Influenza:

O que é o vírus influenza? O vírus Influenza é um dos causadores da SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave).

Continua após a publicidade

Por que a campanha começa em abril? Normalmente, o vírus começa a circular no Brasil a partir de março, atingindo os picos de casos no inverno. Por isso, a campanha começa entre março e abril, protegendo a população nos meses de maior incidência.

Quais os principais sintomas causados pelo vírus? Os sintomas mais comuns são: dores muscular, de garganta e de cabeça, além de tosse seca, coriza e febre alta que pode durar até três dias. O problema é quando a gripe evolui para quadros mais graves, como pneumonia. Ao perceber sintomas, é importante procurar atendimento médico para uma avaliação adequada e orientação de tratamento.

Por que é tão importante se vacinar contra a gripe? A vacinação contra a gripe é essencial para reduzir as complicações e a mortalidade das infecções pelo vírus influenza, facilitar o diagnóstico entre Covid-19 e demais doenças respiratórias e evitar a sobrecarga do sistema de saúde.

Quem se vacinou contra a Covid-19 pode ser imunizado contra a Influenza? Sim, quem já tomou a vacina contra a Covid pode ser vacinado também contra a gripe. O intervalo entre os dois imunizantes é de 14 dias.

Quem pode se vacinar contra a Influenza? Os grupos elencados como prioritários (Crianças de 6 meses a menores de 6 anos; Gestantes; Puérperas; Povos indígenas; Trabalhadores da saúde; Idosos com 60 anos ou mais; Professores; Comorbidades; Pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros; Trabalhadores de Transporte; Coletivo Rodoviário Passageiros Urbano e de Longo Curso; Trabalhadores Portuários; Forças de Segurança e Salvamento; Forças Armadas; Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; População privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas)

As salas de vacinação podem ser visualizadas no site oficial da Prefeitura.

Veja Também