Vacinas vencidas foram aplicadas em cerca de 26 mil pessoas; veja se você faz parte

Em Goiás, foram 222 doses vencidas utilizadas.

Postado em: 02-07-2021 às 16h17
Por: Alice Orth
Imagem Ilustrando a Notícia: Vacinas vencidas foram aplicadas em cerca de 26 mil pessoas; veja se você faz parte
Em Goiás, foram 222 doses vencidas utilizadas. | Foto: Reprodução

Segundo levantamento de dados de registros oficiais do Ministério da Saúde pelo jornal Folha de S. Paulo, cerca de 26 mil vacinas aplicadas em território nacional estavam fora do prazo de validade. Em Goiás, foram 222 doses vencidas utilizadas. Veja abaixo se você faz parte do grupo.

Fora do prazo, a vacina não tem efeito, e a indicação do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 é que a pessoa afetada tome uma nova dose passados ao menos 28 dias da primeira. São oito lotes da AstraZeneca, marca mais distribuída no país, representando 57% dos imunizantes utilizados neste ano.

A cidade mais afetada foi Maringá (PR), cidade natal do líder do governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados, com 3.536 pessoas atingidas. Os locais que receberam mais imunizantes de lotes vencidos foram Belém (PA), com 2.673, São Paulo (SP), com 996, Nilópolis (RJ), com 852, e Salvador (BA), com 824. Ao todo, 1.532 municípios haviam usado as doses até o dia 19 de junho.

Continua após a publicidade

Dos lotes expirados, o de maior tempo após a data recomendada era previsto para uso até o dia 29 de março, enquanto o mais recente era do dia 4 de junho. Outras 114 mil doses de AstraZeneca fora do prazo foram distribuídas pelo Brasil, mas ainda não foi definido se elas foram aplicadas ou não. 

Para conferir se a sua dose faz parte de uma remessa vencida, confira se o lote registrado em sua carteira de vacinação é o 4120Z005 e se sua cidade está presente na tabela abaixo:

Veja Também