Cidades turísticas mantém restrições contra Covid-19 durantes férias

Pirenópolis e Caldas Novas mantiverem restrições que estavam em vigor desde outros feriados para receberem os turistas

Postado em: 05-07-2021 às 08h04
Por: João Paulo
Imagem Ilustrando a Notícia: Cidades turísticas mantém restrições contra Covid-19 durantes férias
Pirenópolis e Caldas Novas mantiverem restrições que estavam em vigor desde outros feriados para receberem os turistas | Foto: Reprodução

Julho chegou e com ele vem o período de férias. Muitas pessoas vão buscar alguns destinos já famosos dentro do nosso Estado para se refugiarem. Porém, a pandemia ainda não acabou e as principais cidades turísticas de Goiás já adiantaram diversas regras para evitar a disseminação do novo coronavírus. 

O Hoje procurou a cidade de Caldas Novas, que fica a 170 quilômetros de Goiânia, e é sempre um destino bastante procurado pela abundância das águas quentes. A cidade conta com muitas acomodações e também é um excelente lugar para quem gosta de se aventurar em esportes radicais pela presença do Parque Estadual Serra de Caldas, que foi reaberto no último dia 20 de maio. 

A prefeitura informou que irá manter o decreto que flexibilizou regras de funcionamento e que está em vigor desde o último dia 21 de maio. O documento determina que bares, restaurantes e similares podem funcionar até as 2 horas da manhã com 75% da capacidade total. As brinquedotecas desses espaços também estão liberadas para funcionamento com 50% do funcionamento. 

Continua após a publicidade

A rede hoteleira da cidade, que é composta por apartamentos, casas, flats, pousadas e similares, pode atuar com 75% da ocupação. Esse mesmo decreto também autorizou  práticas de esportes individuais e coletivos, inclusive, o funcionamento das atividades privadas de prestação de serviço em quadras esportivas. Essas atividades estão permitidas entre as 6 horas às 23h59. 

Além disso, competições esportivas, campeonatos, jogos e amistosos estão permitidas, mas sem a presença do público. Academias, box de crossfit, clínicas de fisioterapia e estúdio de pilates estão autorizados a funcionar com 75% da capacidade máxima, entre 6 horas às 23h59. 

Pirenópolis

A prefeitura de Pirenópolis também manteve restrições que já haviam sido anunciadas em outros feriados. A secretária de Turismo da cidade, Vanessa Leal, destaca que bares e restaurantes estão funcionando com 50% da capacidade máxima e podem ficar abertos até as 23 horas. A mesma capacidade está sendo destinada para as acomodações e até nas visitas às cachoeiras. 

Apesar disso, Vanessa destaca que é complicado fazer um balanço de quantos turistas são aguardados pelo fato de que será a primeira vez que a cidade estará aberta nesse período em plena pandemia. Isso porque no ano passado o município ficou completamente fechado. “Por isso é difícil fazer essa projeção já que Pirenópolis é uma cidade muito querida pelos goianos e brasilienses. O que a gente pode dizer é que é necessário obedecer as regras e quem fizer reservas só entrará com a comprovação em mãos”, salienta.

Parques estaduais abertos 

O período de férias escolares também coincide com a abertura de sete parques estaduais para visitação e pesquisas presenciais,ocorrido no último mês de maio. De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), as unidades de preservação reabertas foram Serra de Caldas Novas, Pirineus, Terra Ronca, Altamiro de Moura Pacheco, João Leite, Telma Ortegal, Águas do Paraíso e Área de Relevante Interesse Ecológico Águas de São João. A secretaria afirma que o retorno se dará de forma gradual e monitorada para fiscalizar os cumprimentos dos protocolos e evitar a disseminação da Covid-19. 

A Semad pontuou que, no momento, estes parques estaduais estarão abertos para visitação pública e utilização para fins de pesquisas e levantamentos científicos presenciais, incluindo atividades educativas e de lazer comunitário, como caminhadas, ciclismo e visitas contemplativas. A secretaria destacou que seguem fechados e permitindo somente atividades devidamente autorizadas pelas suas chefias os seguintes parques: Mata Atlântica, Araguaia, Paraúna, Águas Lindas, Serra Dourada e Serra de Jaraguá.

Vanessa Schmitt, subsecretária de Desenvolvimento Sustentável, Proteção Ambiental e Unidades de Conservação da Semad, explicou que a abertura levou em consideração vários pontos, entre eles a situação da doença no estado e o grau de dependência das cidades sobre o turismo dessas unidades de conversação. 

Por isso, ela reforçou como serão os protocolos de enfrentamento da Covid. “É obrigatório que a pessoa utilize máscara em todo o período que estiver no parque, inclusive em espaços comuns, como trilhas e caminhadas. Além disso, o álcool em gel também é obrigatório. Nós iremos ofertar essas suas proteções no parque”, disse. 

Vanessa contou que os espaços de conveniências também passaram por um rigoroso processo de sanitização. “Todas essas áreas estão sendo mantidas ventiladas, com desinfecção de ambientes de maneira diária, assim como bancos, cadeiras, mesas, e móveis em geral que estão localizados nos locais de descanso. Os materiais que podem contribuir com a disseminação, como jornais, revistas, panfletos, não estão disponíveis. Passamos todas essas orientações foram passadas para todos os condutores de turistas da região”, reforçou. 

As unidades estavam fechadas desde o último dia 13 de abril. Para Vanessa, a abertura desses espaços é um subterfúgio para que as pessoas possam se conectar com a natureza, mas com muita responsabilidade e cuidado. “Depois de mais de um ano em um cenário que é impossível de se descrever, essa reabertura, querendo ou não, faz muita diferença. Esse contato com a natureza faz total diferença. É uma reconfiguração das pessoas com as unidades de conservação”, destacou.

Veja Também