Aparecida de Goiânia registra ao menos 12 linhagens diferentes de Covid

No município, predomina as variantes do Brasil (Gamma), da África do Sul (Beta) e a originária do Reino Unido (Alfa)

Postado em: 06-07-2021 às 08h06
Por: Maiara Dal Bosco
Imagem Ilustrando a Notícia: Aparecida de Goiânia registra ao menos 12 linhagens diferentes de Covid
No município, predomina as variantes do Brasil (Gamma), da África do Sul (Beta) e a originária do Reino Unido (Alfa) | Foto: Reprodução

Segundo dados da Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia, há pelo menos 12 linhagens diferentes da Covid-19 circulando no município, que já conta com mais de 70 mil casos confirmados da doença. Entretanto, a variante indiana, também conhecida como Delta, ainda não teria sido identificada no município, ao contrário da Capital Goiânia, que registrou a cepa em uma paciente de dezoito anos no mês passado.  No município, a predominância das cepas encontradas são a variante do Brasil (Gamma), da África do Sul (Beta) e a originária do Reino Unido (Alfa). 

De acordo com a Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia, até o último domingo (04), o município realizou 316.792 testes de diagnóstico de Covid-19. Os exames são do tipo RT-PCR, que é considerado o padrão ouro para esse diagnóstico.

Segundo dados da SMS de Aparecida, já são 72.331 casos confirmados de Covid-19. Destes, há o registro de 1.422 óbitos. No momento, segundo a pasta, a cidade possui 806 casos ativos, que estão hospitalizados ou monitorados pela telemedicina, oxímetros e exames. De acordo com dados atualizados na segunda-feira (05), a taxa de ocupação de leitos de UTI para tratamento da Covid-19 na rede pública de saúde está em 67%. Já na rede privada, a ocupação é de 65%. 

Continua após a publicidade

Variante Delta

De acordo com o Médico Infectologista do Hospital Anchieta de Brasília, Victor Bertollo, a variante Delta, também chamada de variante indiana, que já é encontrada no Brasil, tem características semelhantes à variante brasileira. “Ela é um pouco mais transmissível e reduz a efetividade das vacinas e também da imunidade a uma infecção prévia. Há o risco de terceira onda, principalmente ligada a essa nova variante. A vacina ainda mantém uma efetividade, principalmente na prevenção de formas graves, mas reduz um pouco sim a sua efetividade”, explica o infectologista.

Na última semana, o Ministério da Saúde confirmou o segundo caso de morte provocada pela variante Delta do coronavírus no Brasil. Um homem indiano, de 54 anos, que tripulava o navio chinês MVS Shandong da ZMI, estava internado há mais de 50 dias em um hospital da rede privada de saúde de São Luís (MA). Dois dias antes, a Secretaria de Saúde do Paraná confirmou aquele que seria o primeiro óbito pela variante Delta do coronavírus no país. A paciente tinha 42 anos e estava gestante com 28 semanas. O óbito da mulher foi registrado no mês de abril, após cesárea de emergência, que salvou a vida do bebê. 

Vacinação 

Após o recebimento de mais 14.790 vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde e distribuídas pelo governo estadual, sendo destinadas à aplicação em primeira dose, Aparecida  de Goiânia avançou na imunização contra a Covid-19 ,  desde sábado (03), ampliou a imunização para pessoas com 40 anos de idade ou mais sem comorbidades. 

Já com relação a aplicação da segunda dose dos imunizantes também segue normalmente desde ontem (05). Segundo a pasta, quem já estiver com o prazo adequado para receber o reforço deve procurar o drive-thru do Aparecida Shopping, das 8 às 17 horas. Além disso, o serviço estará disponível nas UBS´s dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, das 8 às 17 horas. Para receber a segunda dose da vacina não é necessário agendar. Basta apresentar documento de identidade, CPF e cartão de vacinação. Se a segunda dose for do imunizante Coronavac, a aplicação ocorre exclusivamente no drive-thru do Aparecida Shopping e na Central Municipal de Imunização.  

Até o momento, Aparecida já aplicou 207.003 doses de vacina contra a Covid-19. Destas, 53.816 referem-se à segunda dose ou dose única, o que representa um total de 12,73% da população total imunizada no município. (Especial para O Hoje).

Veja Também