Estátua de Cora Coralina é desembrulhada em Goiás

Estátua permaneceu por quatro meses lacrada para evitar aglomerações

Postado em: 08-07-2021 às 08h57
Por: Daniell Alves
Imagem Ilustrando a Notícia: Estátua de Cora Coralina é desembrulhada em Goiás
Estátua permaneceu por quatro meses lacrada para evitar aglomerações | Foto: Dagmar Talga/Asscom Prefeitura de Goiás

Após quatro meses lacrada, a estátua de Cora Coralina, na cidade de Goiás, foi desembrulhada e está aberta para visitação. O ato ocorreu devido à redução nos casos de Covid-19 na cidade, de acordo com o prefeito Aderson Gouvea. A cidade de Goiás já registrou 1.616 casos positivos para a doença, além de 56 óbitos. A taxa de letalidade é de 3,52%. 

De acordo com o prefeito, o gesto de embrulhar a estátua significou o cuidado que a cidade teve com a população. “Mesmo com a melhora no quadro de contaminação do coronavírus em nossa cidade, não quer dizer que vencemos a pandemia. É preciso cuidado, é preciso sempre usar a máscara, usar álcool gel. E esse é um dos monumentos mais importantes que está sendo entregue à visitação do público novamente”, afirma. 

A titular da Secretaria Municipal de Cultura, Raissa Coutinho, ressalta que a população deve manter os cuidados, mesmo após a vacinação. “Os moradores vão ter a estátua destampada para levar a lembrança da cidade de Goiás. Os nossos empresários estão prontos para receber os turistas”, diz. No município, as atividades locais consideradas essenciais podem funcionar de segunda-feira a sábado das 6 às 20 horas. Já as consideradas não essenciais estão autorizadas a funcionar de segunda a sexta-feira até as 17 horas; aos sábados até 12 horas. 

Continua após a publicidade

Lacrada

Em março deste ano, a prefeitura havia lacrado a estátua por recomendação do Centro de Operações de Emergências (COE) para o Enfrentamento ao Coronavírus. “Todo mundo, quando chega perto, tira a máscara, abraça a Cora e isso estava incoerente demais com o momento que a gente está vivendo. Qualquer pessoa que vem a Goiás, mesmo que seja por um dia ou a trabalho, quer passar pelo local, ver a casa da ponte e isso estava gerando um movimento além do esperado”, explicou a secretária de Cultura sobre a decisão de embrulhar a estátua. 

O objeto foi inaugurado em dezembro último, quando completou 19 anos do título de Patrimônio Histórico da Humanidade, concedido pela Unesco na cidade. Mesmo em um cenário de pandemia, a cidade de Goiás ainda é bastante frequentada por turistas de todos os lugares, já que é considerado um dos principais pontos turísticos da cidade. Ele está localizado do outro lado da ponte do Rio Vermelho, em frente à casa onde a poetisa e doceira viveu parte de sua vida na antiga capital goiana. (Daniell Alves, especial para O Hoje). 

Veja Também