Quinta-feira, 28 de março de 2024

Goiás recebe nova remessa com 29,2 mil doses da CoronaVac

Lote será utilizado para aplicação de primeira e segunda doses com prioridade para imunização por faixa etária.

Postado em: 09-07-2021 às 15h50
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás recebe nova remessa com 29,2 mil doses da CoronaVac
Lote será utilizado para aplicação de primeira e segunda doses com prioridade para imunização por faixa etária. | Foto: Reprodução

Goiás recebeu na manhã desta sexta-feira (09/07), uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19. A carga com 29,2 mil imunizantes da CoronaVac, fabricados pelo Instituto Butantan, será destinada para aplicação de primeira e segunda doses.

Essa é a segunda leva enviada ao Estado pelo Ministério da Saúde (MS) em 24 horas. Na tarde de quinta-feira (08/07), desembarcaram em território goiano outras 87.750 doses da Pfizer. Juntos, os dois lotes somam 116.950 doses.

Desde o início da campanha de vacinação, em janeiro, já foram destinadas a Goiás 4,41 milhões de vacinas. Em uma rede social, o governador Ronaldo Caiado (DEM) comentou o reforço na campanha: “O trabalho não vai parar até que todos os goianos estejam protegidos”.

Continua após a publicidade

A partir de agora, 100% dos imunizantes que chegam ao Estado serão utilizados para a vacinação por faixa etária. Tal medida segue a resolução da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB) de Goiás. No entanto, os grupos prioritários que, por algum motivo, ainda não se imunizaram, terão prioridade independentemente da idade. A ressalva contempla idosos, trabalhadores da saúde e da educação ou grupos com comorbidades.

Sobre a nova estratégia, o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, pontua que a medida é importante para vacinar o maior número possível de pessoas no menor intervalo de tempo. “Nós entendemos que, neste momento, aqueles grupos mais vulneráveis do ponto de vista de susceptibilidade à Covid e à mortalidade da doença, já foram vacinados”, explica.

Os imunobiológicos da CoronaVac recebidos nesta manhã foram encaminhados à Central Estadual de Rede de Frio para conferência técnica. Na sequência, serão repassados aos municípios. A meta do governador Ronaldo Caiado, conforme cronograma de envio de vacinas pelo MS, é imunizar toda a população adulta do Estado até o fim de setembro.

Um balanço preliminar divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) indica que, até 15h de quinta-feira (08/07), Goiás aplicou 2.456.995 doses de vacinas contra a Covid-19. E 801.775 pessoas receberam o reforço do imunizante contra a doença.

Veja Também