O Art Decó está morrendo no centro de Goiânia

Guia de turismo especialista na área denúncia demolições de patrimônio histórico da capital

Postado em: 11-07-2021 às 13h34
Por: Pedro Jordan
Imagem Ilustrando a Notícia: O Art Decó está morrendo no centro de Goiânia
Guia de turismo especialista na área denúncia demolições de patrimônio histórico da capital | Foto: reprodução

Durante a fundação da nova capital goiana, suas casas e prédios foram bastante influenciados pelo Art Decó, estilo arquitetônico nascido na Europa há pouco mais de 100 anos. No centro de Goiânia ainda é comum encontrar algumas edificações com essa pegada, mas o número tem diminuído bastante, dando lugar a salas de comércio ou simplesmente lotes baldios.

De acordo com o Guia de turismo e produtor cultural, Gutto Lemes, ele próprio já flagrou pelo menos dez casas que foram demolidas do nada, e de acordo com ele, muitas das vezes a área nem é utilizada para outro meio. 

“Uma tristeza absoluta com o passado, presente e futuro. A identidade da cidade sendo destruída a favor da especulação. Esse projeto de gentrificação não respeita os pioneiros, a história da cidade”, desabafa.

Continua após a publicidade

Segundo Gutto, os lotes que acabam abandonados se tornam locais de perigo para a população local, pois abrigam mocós de usuários de drogas, mato alto e focos de mosquito da dengue, além do aspecto visual perdido. “O que é melhor pra cidade e história? Uma casa de época ou um lote sem utilidade?”, questiona.

Gutto lamenta a perca da identidade histórica da capital, e cita o potencia do centro pioneiro a oportunidade de patrocinar turismo voltado pra arquitetura.

 “A gentrificação é responsável por esse tipo de limpeza do antigo, do passado, da história pra dar prioridade ao novo, a construções modernas com valores muito superiores às antigas casinhas charmosas do centro pioneiro. É claro que a falta de fiscalização, a burocracia pra tombamento ajuda nesse cenário de perda da memória da cidade”, comenta.

O guia tem utilizado de seu instagram para denunciar sempre que uma obra antiga é demolida no centro, e lá tem conseguido engajamento de outros apaixonados pela história goianiense.

Lemes ajudou a criar o mapa do Art Decó de Goiânia, uma rota onde os turistas podem ver as principais construções de época deste estilo.

C:\Users\teste\Desktop\É foda\WhatsApp Image 2021-07-06 at 10.48.08.jpeg

Nossa reportagem entrou em contato com um representante da Secretaria de Planejamento de Goiânia, e Willian Assunção respondeu nossos questionamentos sobre projetos de preservação e de fiscalização.

Segundo Willian, existe um projeto chamado ReViva Goiânia e, dentro dele, tem uma série de ações voltadas à revitalização e reurbanização da região central. Ele tem como objetivo incentivar o reordenamento dos engenhos publicitários e revitalização das fachadas dos imóveis

Quando questionamos sobre a fiscalização das demolições irregulares, Assunção afirmou que para demolição de qualquer imóvel na capital é necessário solicitar Alvará de Demolição de imóveis. “Qualquer outra demolição sem o alvará é irregular e passível de fiscalização autuação”, Reforça.

Veja Também