Prolongamento da Marginal Botafogo deve ser concluído em setembro

De acordo com coordenador do Puama, obras estão com 85% concluídas

Postado em: 12-07-2021 às 08h40
Por: João Paulo
Imagem Ilustrando a Notícia: Prolongamento da Marginal Botafogo deve ser concluído em setembro
De acordo com coordenador do Puama, obras estão com 85% concluídas | Foto: Redação

As obras da pista Sul/Norte da Marginal Botafogo podem terminar até o final de agosto, segundo o coordenador do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama), Flávio Máximo. Até o momento, o prolongamento conta com 85% dos serviços executados. O novo trecho da Marginal contará com 1,7 quilômetro de extensão e vai da Avenida Jamel Cecílio, no Jardim Goiás, até a Avenida Segunda Radial, no Setor Pedro Ludovico. 

Flávio destaca que as obras caminham dentro do prazo contratual. Até o momento, todo o aterramento e nivelamento da pista foi feito. Logo em seguida, será feito as galerias pluviais, muros de arrimos, asfaltamento da pista, meio-fio, sinalização e instalação de defensas metálicas. 

O coordenador destaca que as obras do novo trecho da Marginal passaram por pequenas alterações em relação ao projeto inicial. “Ali é um ponto bem complexo. Tem posseiros que já estão ali há mais de 40 anos. Outros trechos que já estavam regulares. Mas, em assunto de desapropriações, que são os que mais podem atrasar uma obra, foram apenas três efetivas.”

Continua após a publicidade

De acordo com ele, algumas outras pessoas entenderam que a intervenção e o desenvolvimento da região era necessário e, com isso, decidiram sair dali da região. Porém, ele ressalta que a região conta com 28 coabitações – que são aqueles espaços que são divididos entre várias pessoas ou famílias. Quando falamos em residentes, a quantidade, segundo Flávio, quase dobra. 

O complexo viário da Jamel Cecília ainda é composto por um viaduto que tem a previsão de ser entregue ainda este ano. Flávio pontua que o novo prolongamento da Marginal ganhará tráfego mais intenso com a conclusão de todo o conjunto viário. “A gente também percebeu que a pista que foi inaugurada no ano passado tem pouca utilização, mas cremos que é pelo fato do complexo não estar todo pronto. Até mesmo porque a Marginal vai ser toda de quem está na Vila Redenção e outros setores da região”, reforça. 

Prolongamento

As obras do prolongamento da Marginal Botafogo tiveram início em 2 de setembro de 2019. Na ocasião, apenas uma pista, no sentido Norte/Sul, começou a ser construída. O trecho em questão contou com 1,7 quilômetro de extensão. O projeto de prolongamento também englobou com serviços de drenagem e recomposição do leito e canalização do córrego em determinados pontos. O projeto inicial contou com alguns locais não fazer a canalização e que o córrego seguiria o curso natural. 

“Ficamos mais de dois anos regularizando a situação financeira da prefeitura. Hoje estamos iniciando muitas obras. Queremos fazer em 17 meses que nos restam, correspondente a cinco anos de mandato”, destacou o prefeito da época, Iris Rezende. 

A previsão era que a pista fosse entregue em abril de 2020, mas o prazo coincidiu com o início da pandemia. Com isso, o prolongamento só foi entregue na véspera do Natal do ano passado. O tráfego foi liberado após vistoria feita por diversas autoridades políticas no local. Entretanto, a via é quase inutilizada pelos veículos se compararmos com o restante da Marginal. 

“A nossa preocupação desde o início da administração foi abrir ruas, avenidas, construir pontes para facilitar a locomoção  das pessoas da periferia. De forma que todas essas obras, elevados, pontes e avenidas, são no sentido de facilitar a vida das pessoas”, ressaltou o prefeito Iris, que informou antes de sair de aposentadoria que o outro trecho do prolongamento da Marginal estava contratado e com dinheiro em caixa.

A obra da Marginal Botafogo veio para compor o Complexo Viário da Avenida Jamel Cecílio. Além da extensão da Marginal, a obra consistia na construção de um elevado na avenida citada – único inaugurado até o momento – um viaduto no nível e uma trincheira. O elevado na Jamel Cecílio foi feito com o intuito de promover fluxo direto para as pessoas que querem atingir a BR-153, a GO-020 ou os bairros e condomínios da região. 

Já a Marginal Botafogo tem como a premissa de funcionar como uma via expressa, sem nenhuma interferência semafórica. Para quem for acessar à região, a Alameda Leopoldo de Bulhões terá acesso à direita para a Jamel Cecílio ou à esquerda para o Setor Sul. Assim, o motorista bastará  fazer o contorno da rotatória e seguir ou retornar à própria Alameda. 

O trânsito vai fluir para todos os lados, sem interferência de sinaleiro, beneficiando diretamente setores como o Parque Flamboyant, Alphaville, Portal do Sol, Alto da Glória e Jardim Goiás.

Veja Também