Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Aparecida suspende isolamento intermitente

Cidade está em cenário verde, consideram de risco baixo, desde 27 de abril

Postado em: 12-07-2021 às 09h08
Por: Daniell Alves
Imagem Ilustrando a Notícia: Aparecida suspende isolamento intermitente
Cidade está em cenário verde, consideram de risco baixo, desde 27 de abril | Foto: Redação

O isolamento social intermitente em Aparecida de Goiânia está suspenso a partir desta segunda-feira (12). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da cidade, a decisão foi baseada nos dados apresentados, que mostram desaceleração dos casos ativos de Covid-19 na cidade.

Até a última atualização, Aparecida possuía cerca de 820 casos ativos, que estavam hospitalizados ou monitorados pela telemedicina, oxímetros e exames. De 73.264 casos confirmados, 71.005 estão recuperados e 1.436 vieram a óbito por Covid-19. 

O isolamento foi adotado na cidade há 132 dias com o objetivo de frear a disseminação do coronavírus. Dividido em fases, o modelo permitiu o funcionamento do comércio em macrozonas e dias alternados.

Continua após a publicidade

O comitê local apontou, a partir de dados técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, estabilidade no número de casos ativos para Covid-19 e na ocupação de leitos em UTI’s. O grupo, que conta com participação de representantes de diversos setores da sociedade, destacou que as medidas de prevenção devem continuar sendo cumpridas.

“Com a estabilidade de casos e com a lotação dos leitos de UTI em torno de 60%, estamos avançando mais um passo. Porém, todos devem continuar adotando medidas preventivas como uso da máscara, lavar as mãos com frequência e, sobretudo, não promover aglomerações”, aponta o prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha.

Ainda de acordo com ele, a fiscalização segue normalmente para evitar que as medidas sanitárias sejam descumpridas no município. “Nossos fiscais estarão nas ruas, nos comércios para fazer cumprir o que diz a legislação. Precisamos que todos entendam este momento e colabore, a pandemia ainda não acabou”, sublinha.

Gustavo lembra que o escalonamento manteve a economia ativa e evitou milhares de demissões. O prefeito agradece aos comerciantes pela compreensão em um momento difícil para todos. “Agradeço a todos que colaboram com o escalonamento regional e clamo que continuem seguindo as medidas sanitárias e se vacinando” , finaliza.

O secretário municipal de Saúde e presidente do comitê, Alessandro Magalhães, reforça que o comitê decidiu suspender o escalonamento com base em indicadores que apontam desaceleração da doença. “O município de Aparecida se encontra no cenário verde – risco baixo – desde o dia 27 de abril. Há seis semanas nossas taxas de ocupação estão mantidas estáveis, assim o comitê definiu pela suspensão”. 

Vacinação

Desde o último sábado (10), Aparecida iniciou a aplicação da 1ª dose contra a Covid-19 em todas as pessoas a partir de 37 anos de idade. Ou seja, independente da condição ou comorbidade, qualquer morador da cidade nessa faixa etária poderá ser vacinado mediante apresentação de documento de identidade, Cartão SUS de Aparecida e comprovante de endereço. (Daniell Alves, especial para O Hoje).

Veja Também