Robô de alunos do Sesi Goiás vence torneio mundial de robótica

Evento é considerado um dos mais importantes do mundo na área.

Postado em: 12-07-2021 às 17h21
Por: Alice Orth
Imagem Ilustrando a Notícia: Robô de alunos do Sesi Goiás vence torneio mundial de robótica
Evento é considerado um dos mais importantes do mundo na área. | Foto: Reprodução

Um robô construído por alunos da equipe Geartech Canaã, da Escola Sesi Canaã, de Goiânia, foi o vencedor do Torneio Asia Pacific Open Championships 2021. O evento é considerado um dos mais importantes do mundo na área, e foi realizado entre os dias 9 e 11 de julho na Austrália.

Os oito estudantes goianos levaram o 1º lugar geral e o 3º no Prêmio Pensamento Criativo. O campeonato foi realizado pela internet devido à pandemia. A disputa foi contra 24 grupos do Canadá, Brasil, Austrália, China, Romênia, Alemanha, Rússia, Nigéria, México e Holanda.

A vaga foi conseguida após a equipe ser tricampeã na etapa brasileira. Os adolescentes, de 14 a 18 anos, projetaram e montaram robôs capazes de realizar tarefas, aprendendo no processo a trabalhar com máquinas, circuitos e programação, sob orientação de técnicos.

Continua após a publicidade

O presidente da Federação das Indústria do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel, disse que a vitória é resultado dos investimentos realizados nos últimos anos na modernização das escolas Sesi e Senai, além da valorização do trabalho docente durante a pandemia. “A robótica educacional é o carro-chefe das nossas escolas. Nossa metodologia é voltada ao mundo do trabalho, à indústria e foca na 4ª Revolução Industrial”, ressaltou.

“Foi preciso dez meses de trabalho, muito foco e determinação de todos para chegarmos até aqui. O nosso diferencial foi fazermos o nosso melhor em tudo, independente da causa e do resultado”, contou a estudante Júlia Alves Martins, uma das ganhadoras. “A vitória nos ajudou a mostrar que a robótica de fato é sem fronteiras”.

Veja Também