Jovem ferido após desabamento de caixa d’água recebe alta

Após queda, novo reservatório de água será construído em Senador Canedo

Postado em: 13-07-2021 às 09h49
Por: Daniell Alves
Imagem Ilustrando a Notícia: Jovem ferido após desabamento de caixa d’água recebe alta
Após queda, novo reservatório de água será construído em Senador Canedo | Foto: Ludmilla Rodrigues

O jovem Yuri Louredo Giuliani, de 18 anos, que foi atingido com o desabamento de uma caixa d’água localizado no Parque Industrial, em Senador Canedo, recebeu alta do Hospital de Urgências Governador Otávio Lage (Hugol) na tarde ontem (12). A família dele o recebeu com “festa”, com balões, cartazes e até foguete.

O jovem com a mãe, Dalilia, foram para a casa de um tio, onde estão hospedados após a casa ser completamente destruída pelo desabamento. A previsão era que o jovem passasse mais alguns dias na enfermaria do Hugol, mas a família ficou com medo do novo coronavírus e pediu para que o tratamento continuasse em casa, o que foi acatado pela equipe médica. 

Yuri foi socorrido por vizinhos e foi encaminhado de helicóptero para o Hugol. Na unidade, ele precisou ser sedado e intubado. Na última sexta-feira (9), os profissionais retiraram os sedativos e, no dia seguinte, ele voltou a respirar sem a ajuda de aparelhos. A família destaca que a respiração foi um “milagre”.  

Continua após a publicidade

Construção 

Após desmonte da caixa d’água, em Senador Canedo, que desabou na última quinta-feira (8), um novo reservatório deve ser construído, de acordo com o presidente da Companhia de Saneamento (Sanesc), Cainã Teodoro. A remoção começou no último domingo (11) e deve ser finalizada nesta semana. A liberação da área foi autorizada pela Polícia Técnica Científica/PCGO, que tem acompanhado o trabalho de perto e recolhido parte dos materiais para continuar a perícia. No desabamento, Yuri Louredo, de 18 anos, ficou gravemente ferido. 

Segundo Cainã, a Polícia Técnica Científica liberou a área com a condição de acompanhar todo o desmonte do reservatório. “Assim que terminamos [de retirar os materiais], a engenharia dará início ao estudo para a construção de um novo reservatório e atender às 20 mil pessoas atingidas em 15 bairros. A Sanesc fez três intervenções no sistema para que a população não sofresse com falta de água. Algumas peças serão para perícia e as demais serão descartadas”, explica ele. 

No local, as equipes da Sanesc, Defesa Civil e Seinfra  dão suporte à empresa contratada para a remoção, assim como para os moradores atingidos pela queda do reservatório. O prefeito da cidade, Fernando Pellozo, acompanhou de perto todo o processo durante a manhã do último domingo e prestou apoio à senhora Dalilia, mãe do Yuri Louredo, atingido pela queda do reservatório. 

“Estive conversando agora com a Dalilia e o Yuri está cada vez melhor. Também falamos sobre os detalhes da casa, onde ficavam as coisas. Ela já está bem mais calma, apesar do grande trauma, mas temos nos preocupado em acompanhar de perto”, disse o prefeito. 

Acidente

No último dia 8, o reservatório de água do Parque Industrial se rompeu e acabou atingindo várias casas. Segundo moradores, algumas galinhas e três cachorros morreram com a queda do recipiente. Uma das moradoras que teve a casa atingida pela força da água disse que conseguiu se salvar e também a neta de quatro anos, mas que perdeu todas as mobílias da cozinha. “Minha cozinha acabou. Geladeira, fogão, armário, acabou tudo, minha cama. Só sobrou meu guarda-roupa”, lamentou a moradora.

Ela estava na sala no momento do acidente e viu quando a água entrou “fazendo tudo rodar” e provocando a destruição da residência. “Estava olhando minha neta. Foi um milagre não acontecer nada com a gente”, comemorou.

O presidente da Sanesc afirmou que o reservatório tinha 600 mil litros de água quando tombou, o que corresponde a 60% da capacidade de armazenamento. O equipamento suporta 1,5 milhão de litros. 

Em nota, a Sanesc informou que não tinha recebido denúncias sobre danos na estrutura da caixa e ainda não há evidência sobre o que pode ter provocado a queda. Também que o reservatório foi construído no bairro há seis anos e que equipes da agência fazem monitoramento da estrutura periodicamente. (Especial para O Hoje).

Veja Também