Comércios e bares de Goiânia voltam a funcionar normalmente

A volta aos antigos horários anima o segmento na certeza de uma retomada gradual da economia

Postado em: 15-07-2021 às 07h57
Por: João Paulo
Imagem Ilustrando a Notícia: Comércios e bares de Goiânia voltam a funcionar normalmente
A volta aos antigos horários anima o segmento na certeza de uma retomada gradual da economia | Foto: Jota Eurípedes

Os comerciantes e os proprietários de bares de Goiânia conseguiram uma vitória na flexibilização nos horários de funcionamento desses locais. Agora, os comércios voltaram a funcionar das 8h às 18 horas – o horário comercial antigo -, de acordo com o Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás (Sindilojas-GO). Os bares, por sua vez, poderão funcionar até às 3 horas da manhã, segundo a Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel). 

Mas isso não significa que os protocolos de segurança foram deixados de lado. Segundo Eduardo Gomes, da Sindilojas, todas as medidas de segurança deverão ser cumpridas “ainda de maneira mais intensificada”. “A gente recebeu uma boa notícia ao saber que os casos estão se estabilizando, mas isso não significa que a gente tem que relaxar. Pelo contrário, os cuidados e a vacinação têm que avançar para que a gente não retorne para novas restrições”, explica.

Voltar ao horário antigo, de acordo com Eduardo, representa uma volta gradual à normalidade. “Isso mostra o início de uma quase normalização que deixa os empresários com uma boa expectativa de crescimento, com novas contratações de funcionários e aumento das vendas. Tudo isso devolve a nossa esperança”, alega. 

Continua após a publicidade

O último decreto, que está em vigência desde o último dia 29 de junho, trazia que os comércios poderiam funcionar das 9h às 17 horas. “Além disso, [com a volta do horário antigo] os empresários podem ter um convívio melhor com os seus colaboradores. E isso contribui para que não haja aglomerações no comércio, tendo em vista que os consumidores poderão se organizar para fazer suas compras dentro de sua rotina. Ou seja, isso melhora alguns cenários que estavam sendo notados em alguns comércios”, reforça. 

Para evitar que as pessoas relaxem com os protocolos de segurança, Eduardo explica quais as medidas que estão sendo tomadas. “Semanalmente, o Sindilojas está lançando campanhas de conscientização para mostrar ao empresário e a população que a gente tem que aprender a se cuidar para conviver com a doença. Somos à favor da vacinação, que dá uma segurança ao cidadão”, destaca, 

O presidente afirma que o segmento conseguiu estabelecer boas vendas esse ano se comparado com o ano passado e que as próximas datas também trazem boas expectativas. O mesmo sentimento é compartilhado pelo presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Goiás (FCDL-GO ), Valdir Ribeiro. 

“As expectativas com as datas comemorativas são sempre boas para o comércio. É o Dia dos Pais, das Crianças e do Natal. Elas sempre impulsionam as vendas.Um exemplo disso foi o Dia das Mães,que no ano passado se chocou com o fechamento dos comércios e nesse ano muitas pessoas se anteciparam em comprar os presentes e houve um bom resultado”, destaca. 

Auxílio 

Valdir destaca que muitos comerciantes acabaram não recebendo ajuda financeira por parte do governo e as que foram oferecidas esbarraram na burocracia para contratá-las, “Muitas lojas tinham o capital pequeno, apesar da redução de juros. Além disso, teve comerciantes que tiveram muita dificuldade em conseguir uma garantia, já que muitas só emprestam dessa forma. Outro fator que também pesou foi o que foi disponibilizado pelo governo, que não atendia o comerciante”, reforça. 

Ele destaca que o setor sabe que vai enfrentar alguns desafios pela frente, mesmo com pequenos bons resultados de crescimentos das vendas nos últimos dias. “ Há muitas empresas que estão endividadas e a gente sabe que vai demorar para elas conseguirem sair dessa situação. Porém, se todos fizerem a sua parte, a gente vai conseguir que não haja mais necessidade de um fechamento coletivo ou maiores restrições nas atividades comerciais. 

Bares 

O presidente da Abrasel, Danillo Ramos, postou em uma rede social um vídeo em que comemora o novo decreto para o segmento. Segundo ele, agora os estabelecimentos poderão funcionar até às 3 horas da manhã e podem ter até oito pessoas por mesa, ao invés das seis que estavam permitidas até o momento. “A gente acredita que isso só foi possível graças ao esforço de todos fizeram em manter os protocolos e o avanço da vacinação, do qual a gente também é a favor”, destacou. (Especial para O Hoje)

Veja Também