Prefeitura de Goiânia deve retirar mais de 100 jamelões do Parque Amazônia

O jamelão solta uma oleosidade que torna o asfalto escorregadio, sendo responsável por acidentes de trânsito.

Postado em: 15-07-2021 às 15h31
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Prefeitura de Goiânia deve retirar mais de 100 jamelões do Parque Amazônia
O jamelão solta uma oleosidade que torna o asfalto escorregadio, sendo responsável por acidentes de trânsito | Foto: Reprodução

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) realiza o serviço de retirada de jamelões na Avenida Alexandre de Morais, no Parque Amazônia a partir desta sexta-feira (16/7). A ação foi autorizada pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) que fez indicação de substituição por outras espécies do Cerrado que já foram plantadas.

Segundo a Comurg, outros bairros também serão beneficiados com o projeto de rearborização que planta cinco árvores para cada árvore retirada. “Esta ação é esperada há mais de quatro anos e é realizada em locais onde são registrados muitos acidentes por conta do fruto que cai na pista”, explica o presidente da companhia, Alex Gama.

A ação terá início às 7 horas de sexta com previsão de término às 18 horas de domingo, e envolverá 60 trabalhadores, além de diversas máquinas e equipamentos. Ao todo, 104 jamelões devem ser retirados. A pasta destaca que o local já recebeu o plantio de espécies do Cerrado, como ipês de várias cores.

Continua após a publicidade

Alex Gama detalha que a operação preventiva visa salvar vidas. “A prioridade de extirpações é justamente nas áreas com maior risco de acidentes. Todas as ações são desenvolvidas em parceria com a Amma que realiza o plantio de árvores por toda cidade. Jamelões devem permanecer em praças e jardins, bem longe do trânsito.”

O presidente da Comurg relata que há 20 anos Goiânia fez o plantio de milhares de pés de jamelões que fazem sombra e são bonitos. “O problema está no local onde foram plantados, entre pistas, pois quando vem a chuva os jamelões caem, formando uma camada de óleo na pista que causa acidentes.  Estamos rearborizando a cidade para torná-la cada vez mais atrativa, sem esquecer da segurança”, assegurou.

Veja Também