Demanda crescente, curso de capacitação sobre energia solar é incentivado pela prefeitura de Goiânia

Após percorrer 18 cidades brasileiras em quatro Estados, o veículo chegou na capital goiana com objetivo de disseminar conhecimento sobre energia solar para o público em geral

Postado em: 17-07-2021 às 16h41
Por: Carlos Nathan Sampaio
Imagem Ilustrando a Notícia: Demanda crescente, curso de capacitação sobre energia solar é incentivado pela prefeitura de Goiânia
Após percorrer 18 cidades brasileiras em quatro Estados, o veículo chegou na capital goiana com objetivo de disseminar conhecimento sobre energia solar para o público em geral | Foto: divulgação

Depois de visitar, nesta semana, a carreta do projeto Road Show Solar, que está estacionada na área externa do Paço Municipal, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, disse ter interesse de implantar o sistema de energia solar nos próximos prédios construídos em sua gestão. Após percorrer 18 cidades brasileiras em quatro Estados, o veículo chega a Goiânia com a missão de disseminar conhecimento sobre energia entre o público geral. 

Toda a energia consumida pela unidade móvel advém do Sol, inclusive a que ilumina a sala de aula onde é oferecido curso sobre projetos de energia solar, com noções sobre custos e instalação. O objetivo é mostrar que este tipo de energia é viável, tanto para empresas quanto para residências comuns.  

“A maioria dos bancos tem hoje financiamentos para projetos de energia solar bastante vantajosos para o consumidor. No prazo de 3 a 5 anos ele quita o investimento e depois disso a conta de energia reduz até 95% em relação ao que era pago com a energia elétrica”, afirma Carlos Toledo, diretor da região Centro-Oeste do Instituto Nacional de Energia Limpa (INEL), parceiro do projeto juntamente com a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABDG). 

Continua após a publicidade

A “carreta-escola” já rodou 4500 km e possibilitou a capacitação de 585 alunos. Marcus Costa é gerente comercial de uma empresa de energia solar de Goiânia e aproveitou o curso para aprofundar seus conhecimentos. “As pessoas precisam entender que a energia solar é completamente viável e nosso Estado tem um grande potencial de produção”, afirmou. Goiás faz parte do chamado Cinturão do sol, com irradiação diária de 12 horas – 4 horas a mais que a média de países europeus. 

O prefeito Rogério Cruz elogiou a iniciativa e disse que a Prefeitura estará sempre de portas abertas para eventos que estimulem o desenvolvimento sustentável da cidade. “Inclusive, nós temos total interesse de implantar o sistema de energia solar nos próximos prédios que iremos construir, como escolas e unidades de saúde. Já estamos trabalhando nisso”, declarou Cruz. 

Sobre o curso de capacitação 

O curso é destinado ao público em geral e é ministrado por professores voluntários. Ele tem duração de 4 horas, com emissão de certificado após conclusão.  

As inscrições devem ser feitas pelo site roadshowhuaweisolar.com.br, mediante doação de 1 kg de alimento não perecível. Todos os alimentos arrecadados vão ser doados para famílias carentes da capital. 

A primeira turma foi capacitada neste sábado (17/7), e as próximas turmas serão capacitadas na segunda-feira (19/7) e terça-feira (20/7).

Veja Também