Ipê mais antigo da capital deve ser tombado como patrimônio goiano

Árvore está localizada na Avenida Contorno, no Setor Central, ao lado do Parque Mutirama, e tem cerca de 70 anos

Postado em: 19-07-2021 às 16h27
Por: Carlos Nathan Sampaio
Imagem Ilustrando a Notícia: Ipê mais antigo da capital deve ser tombado como patrimônio goiano
Árvore está localizada na Avenida Contorno, no Setor Central, ao lado do Parque Mutirama, e tem cerca de 70 anos | Foto: divulgação

A Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) está preparando um relatório para o tombamento do Ipê amarelo localizado na Avenida Contorno, vizinho do Parque Mutirama, como patrimônio goiano. A espécie tem cerca de 70 anos e é considerada a mais velha e frondosa da capital. O projeto será encaminhada à Câmara Municipal para apreciação no segundo semestre do ano, quando ainda as ruas da cidade estarão tomadas pelo colorido dos ipês.

Segundo o presidente da Amma, Luan Alves, a iniciativa tem o objetivo de ressaltar o valor histórico e a importância paisagística do exemplar, além de ampliar os cuidados com a sua preservação. “O tombamento de uma árvore é uma ferramenta de reconhecimento da relevância ambiental e sociocultural de exemplares que fazem parte da história da cidade e ao mesmo tempo determina a preservação deles, tornando essas árvores imunes ao corte”, explicou.

O nome ipê origina-se da língua indígena tupi e significa casca dura. O mesmo também é conhecido como pau d’arco, porque antigamente os índios utilizavam a madeira dessas árvores para fazer os seus arcos de caça e defesa. Ou seja, há muito tempo o ipê é utilizado como matéria-prima em razão da boa qualidade da madeira, que tem como características principais ser muito densa, forte, pesada e dura, difícil de serrar. Também tem grande durabilidade, mesmo quando em condições favoráveis ao apodrecimento, e é de alta resistência aos parasitas e à umidade.

Continua após a publicidade

A bióloga da Amma Wanessa de Castro contabiliza cerca de 10 mil exemplares distribuídos pela cidade, segundo o último levantamento, com predominância para as espécies amarela e rosa. Esse número tende a ampliar, pois, conforme ela explica, a planta é a preferida nas ações de distribuição de mudas organizadas pela Prefeitura de Goiânia. No entanto, ela esclarece que é necessário avaliar a metragem do local escolhido para o plantio. “O ipê amarelo, por exemplo, cresce muito e não pode ser plantado embaixo de fiação ou em calçadas estreitas.”

A árvore pode alcançar de 6 até 14 metros de altura e o tronco de 30 a 50 cm de diâmetro. Elas começam a florescer a partir do final de julho até setembro. Considerado madeira nobre, o Ipê fornece material para estrutura de obras em ambientes externos, construções de pontes, vigas, esquadrias, pisos, escadas, móveis, peças, fabricação de instrumentos musicais, de portas e janelas, dentre muitas outras finalidades.

Veja Também