Conheça a Semana do Folclore de Luziânia, incluída no calendário cívico cultural de Goiás

Evento acontece entre 21 e 23 de agosto de cada ano e tem como objetivo proporcionar acesso à cultura e desenvolvimento sociocultural local

Postado em: 20-07-2021 às 17h41
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Conheça a Semana do Folclore de Luziânia, incluída no calendário cívico cultural de Goiás
Evento acontece entre 21 e 23 de agosto de cada ano e tem como objetivo proporcionar acesso à cultura e desenvolvimento sociocultural local | Foto: reprodução

Criada por meio de decreto municipal, a Semana do Folclore de Luziânia é um projeto que, desde 2015, objetiva promover a cultura em diversas formas, como música, dança, artesanato, entre outras manifestações de produção cultural. Realizado entre os dias 21 e 23 de agosto de cada ano, o evento já teve cinco edições.

Em edições anteriores, foram exemplos de atrações escolas de música, estúdios de dança, orquestra de violeiros, apresentações de catira e de quadrilha, exposições e mostras de artesanato, além de debates sobre livros e palestras sobre temas diversos. A programação reúne artistas locais, de forma que valoriza e dissemina a produção artística goiana.

Já consolidado no município de Luziânia, o evento agora faz parte do calendário cívico cultural de Goiás, após a aprovação de Lei Estadual, originalmente um projeto de autoria do deputado Wilde Cambão (PSD). A inclusão da Semana do Folclore de Luziânia foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) em dois turnos e foi publicada no Diário Oficial.

Continua após a publicidade

Segundo Cambão, o evento possui relevância regional, porque recebe também moradores de municípios vizinhos. Além de proporcionar aos jovens, adultos e crianças oportunidades de acesso à cultura, o evento também tem como objetivo promover o desenvolvimento sociocultural local.

Cambão ressalta que o evento atua de maneira democrática e conta com a participação efetiva dos movimentos culturais da cidade e região. “A realização das cinco edições atingiu um público de 10 mil pessoas e mais de 930 artistas e fazedores de culturas, mestres de diversos segmentos culturais.  A lei é uma matéria oportuna, porque certamente fortalecerá o evento e a cultura goiana”, explica o deputado.

Giovana Andrade (Especial para O Hoje)

Veja Também